Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2020

LT 500kv Porto Sergipe-Sapeaçu: a luta continua!


No dia 10 de junho de 2020, aconteceu a “live” organizada pela Teia dos Povos, na seção "Emergências" do seu canal do Youtube, onde se discutiu o projeto de linha de transmissão de energia elétrica LT 500kv Porto Sergipe-Sapeaçu. O empreendimento ameaça em especial a população rural e comunidades tradicionais de vários municípios da Bahia e Sergipe. O território de identidade do Portal do Sertão será diretamente atingido. 

A conversa foi coordenada por Francisca Fonseca (agricultora, militante quilombola - comunidade de Candeal II, em Feira de Santana-BA - e mestranda em educação) e contou com a participação de Luciete Duarte (historiadora, bacharela em direito e militante quilombola - comunidade de Subaé, em Antônio Cardoso-BA) e Flávia Pita (integrante do GT Conflitos Socioambientais e da IEPS-UEFS e professora do curso de Direito da UEFS)


                                                                                   Parte 1



                                                                                  Parte 2
 
 

As comunidades estão apreensivas com o avanço do processo de licenciamento ambiental perante o IBAMA, apesar de suas irregularidades (entre as quais se destaca a ausência de estudos específicos e escuta das diversas comunidades quilombolas ameaçadas pela obra). 

 O esforço coletivo de luta une muitas comunidades e diferentes instituições (a exemplo do SINTRAF-Feira, MOC, CONAQ, IFBA, UEFS, UFRB, UNEB, UNILAB).

Abaixo, falam também sobre o assunto a Presidente do SINTRAF-Feira de Santana, Conceição Borges, e o seu ex-Presidente, Zé Grande :



                       Zé Grande, líder comunitário e ex-presidente do SINTRAF-Feira de Santana
  

                                 Conceição Borges, presidenta do SINTRAF-Feira de Santana


É importante contar com ajuda de tod@s para a divulgação dos vídeos, especialmente nos demais municípios atingidos.
 
Mais informações sobre a LT encontram-se disponíveis em postagem anterior deste mesmo blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário