Na tarde do dia 20 de março de 2015, integrantes da IEPS/UEFS se deslocaram até o distrito de Tiquaruçu, com o objetivo de conhecer uma família de agricultores que cultiva diversas espécies vegetais, principalmente plantas ornamentais, em sua grande maioria nativas, e tira seu sustento da produção e da comercialização dessas plantas.
Veludos cultivados pela família. |
Além disso, durante a visita foi possível visualizar uma das especificidades do trabalho familiar que é o cultivo de Bonsai - técnica oriental que exige bastante criatividade e cuidados especiais. Os Bonsais também são feitos com plantas oriundas da região do semi-árido baiano e demonstram toda a beleza do trabalho desenvolvido pelos agricultores, bem como a singularidade do conhecimento por eles produzido.
Bonsai cultivado por Luiz. |
A visita faz parte de um projeto que está sendo elaborado pela IEPS e que tem como objetivo interligar o trabalho desenvolvido pelos grupos em processo de incubação na Universidade Estadual de Feira de Santana (especialmente os que hoje atuam nas cantinas dos módulos I e VII) com grupos da agricultura familiar - visando assim o desenvolvimento local.
Espera-se que, após esse primeiro contato e com o desenvolvimento do projeto, seja possível estabelecer espaços para a troca de experiências entre os agricultores e a comunidade universitária, assim como para a divulgação dos Bonsai e plantas frutíferas e ornamentais.
Sou do grupo "sim, somos veganas"
ResponderExcluirseu blog parece muito legal e humano.. :)
beijos
Querida, muito grata pelo seu comentário! Esse grupo é que é cheio de pessoas maravilhosas. (=
Excluir