Páginas

domingo, 6 de outubro de 2019

ESTÁ CHEGANDO O VII NOVEMBRO NEGRO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA LAGOA GRANDE!

Na tarde de 30 de setembro de 2019, Comunidade Quilombola de Lagoa Grande esteve reunida em uma roda de conversa promovida pela Associação Comunitária de Maria Quitéria-ACOMAQ, que contou com a presença de instituições convidadas – entre elas a Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS- IEPS-UEFS –, para discutir a realização da 7ª edição do já tradicional Novembro Negro da Lagoa Grande. Este ano, as comemorações em torno do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, estão previstas para acontecer, na Comunidade de Lagoa Grande, nos dias 22 e 23 de novembro.
Apesar das dificuldades que de costume são enfrentadas – especialmente no que diz Respeito à falta de apoio financeiro e logístico dos poderes públicos – acentuou-se a importância educativa e política do evento, especialmente em momento de tantos ataques às lutas quilombolas no país. José Cassiano, importante liderança da Comunidade, destacou, por exemplo, que os diversos ganhos que a comunidade considera ter reunido historicamente, como o a titulação quilombola pela Fundação Palmares, a escola quilombola (cuja construção da nova sede, com recursos federais executados pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, está parada), um ambiente bom de viver etc. devem-se à luta, à resistência e ao enfrentamento que são lembrados e reforçados nos festejos do Novembro Negro, contribuindo para a (cada vez mais) necessária mobilização permanente de toda comunidade quilombola.

Destacou-se, também, que o envolvimento da UEFS, através de seus vários setores, é de grande importância para a concretização do Evento. Na edição deste ano está prevista a participação da Feira de Saberes e Sabores da UEFS – da qual já fazem parte trabalhadores(as) da Comunidade – cuja “itinerância” é objetivo do projeto Feira livre e itinerante como elemento central para o processo de desenvolvimento, reaplicação, aperfeiçoamento e avaliação de tecnologias sociais”, financiado pelo CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Cidadania e executado pela IEPS-UEFS.

É ensejo, ainda, para lembrar que também se iniciou a elaboração coletiva da programação do Novembro Negro no âmbito da própria UEFS, por iniciativa da Pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis-PROPAAE. Está prevista para o dia 09 de outubro de 2019, às 14 horas, na Sala dos Conselhos, reunião com este fim. A iniciativa parece ser uma boa oportunidade para que sejam pensadas, de maneira integrada, ações de apoio ao tradicional Evento da Comunidade Quilombola de Lagoa Grande.

ACOMAQ, Lagoa Grande - Reunião de planejamento do Novembro Negro 2019

ACOMAQ, Lagoa Grande - Reunião de planejamento do Novembro Negro 2019

Momentos diversos do VI Novembro Negro da Comunidade Quilombola da Lagoa Grande, 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário