Páginas

sábado, 19 de agosto de 2023

Projeto desenvolvido no PLANTERR-UEFS demonstra viabilidade e entra em execução para alegria do Assentamento Rural Palestina, em Cravolândia-BA



No ano de 1999, a luta de homens, mulheres e crianças do campo resultou na desapropriação de um latifúndio e na criação do Assentamento Rural de Reforma Agrária Palestina, no município de Cravolândia-BA, território de identidade Vale do Jiquiriçá.

Após 21 anos de sua origem, apenas em 2020 a Associação dos Trabalhadores da Agricultura de Cravolândia (ATAC), que representa os assentados, conseguiu concorrer ao primeiro edital de fomento das atividades agropecuárias da agricultura familiar (Edital n. 015/2020 da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR).

O então mestrando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial - PLANTERR, da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS, James Lima Chaves, orientado pelo professor Dr. José Raimundo Oliveira Lima, juntou-se a uma equipe multidisciplinar para, juntamente com associados, elaborarem uma proposta capaz de concorrer aos recursos emergenciais previstos no edital. A equipe também contou com a participação de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), como a professora Dra. Jacqueline Araújo Castro (Bióloga), a Dra. Suyare Araújo Ramalho (Engenheira de Alimentos), a Dra. Rita Vieira Garcia (Engenheira Agrônoma) e o Dr. Alisson Jadavi Pereira da Silva (Engenheiro Agrônomo), além do então estudante de doutorado em engenharia agrícola da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Francisco Airdesson Lima do Nascimento (Tecnólogo em Irrigação e Drenagem).

Felizmente a proposta, que tinha como objetivo o cultivo orgânico de frutas e hortaliças, foi aprovada e os recursos liberados! O projeto previa a instalação de um sistema de irrigação em uma área coletiva, com captação de água em uma barragem, para então levá-la a uma altura 82 metros e posteriormente fazer a distribuição, por gravidade, para a área a ser irrigada.

A previsão cumpriu-se no último dia 25 de julho de 2023, quando os doutores Alisson Jadavi Pereira da Silva e Francisco Airdesson Lima do Nascimento, diante de olhares atentos e cheios de expectativa, foram a campo para orientar a equipe a colocar o projeto de irrigação em funcionamento. Assim, a água foi levada para os que aguardavam o refrigério que só esse precioso líquido é capaz de trazer.

A partir de agora os agricultores poderão cultivar o que desejam, sem dependência do período de chuva, tão escassa no local e cada vez mais imprevisível devido às mudanças climáticas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário