Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Artesãs e a condição feminina: reflexão e arte na Feira de Saberes e Sabores

Como parte das atividades do plano de trabalho de iniciação extensionista "Mulheres artesãs da Feira de Saberes e Sabores da UEFS: autonomia feminina, luta contra o machismo e economia popular e solidária", nesta quinta, 06 de outubro,  às 14:00, acontecerá a roda de conversa CONVERSANDO SOBRE TRABALHO: SOU MULHER, NEGRA, ARTESÃ, com a participação da Professora Acácia Batista, do DCHF-UEFS.

A atividade é aberta a toda a comunidade universitária e acontecerá no espaço da própria Feira de Saberes e Sabores.

Parte-se da compreensão de que os espaços onde se materializam as relações de solidariedade, incentivo à autonomia social e financeira, coletividade, autogestão, valorização das culturas, dos laços afetivos e identitários - princípios da Economia Popular e Solidária - são usalmente territórios femininos. Entendemos aqui território como espaço ocupado, permeado por relações de pertencimento afetivo, cultural e simbólico. 

Nesse sentido, enquanto territórios femininos, representam, para além de locais de produção e comercialização, um foco de resistência das mulheres às amarras do machismo, racismo e do modo de produção capitalista.

O plano de trabalho é desenvolvido pela estudante de Geografia Jamille Cavalcante Santos, sob orientação da Profa. Flávia Pita (IEPS-UEFS/DCIS). Com ele objetiva-se "viabilizar a construção de espaços de fortalecimento da autonomia das mulheres artesãs da Feira de Saberes e Sabores da UEFS, tendo em vista as especificidades das experiências femininas numa sociedade marcada pelo machismo, e a Economia Popular e Solidária como caminho para processos de tomada de consciência".

Dentro das atividades programadas no plano, em agosto já aconteceu uma oficina voltada para a produção de projetos, conduzida por Carine Cazumbá e tendo como participantes as artesãs da Feira de Saberes e Sabores.

As rodas de conversa serão intercaladas por oficinas onde as próprias artesãs compartilharão técnicas de artesanato, estimulando-se as(os) participantes à confecção de uma obra coletiva, por meio da qual serão expressadas as ideias, reflexões e sentimentos suscitados nas rodas.

Na próxima oficina, a ideia é a produção de bordados livres, a partir de desenhos e/ou textos de autoria dos(as) participantes. Ao final, pretende-se que os bordados sejam reunidos em um mosaico artesanal em que se mantenham vivas as reflexões proporcionadas nos encontros.
 
Participe!



Oficina sobre Elaboração de Projetos (22.08.2022, sala da IEPS-UEFS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário