domingo, 25 de abril de 2021

ALERTA: ANUNCIADA EXPULSÃO DOS/AS TRABALHADORES/AS DA MARECHAL EM PLENA PANDEMIA



Na última sexta-feira, 23 de abril, agentes da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico distribuíram na Feira da Marechal um informe, assinado pelo Secretário municipal Pablo Roberto (SEAGRI), anunciando a remoção dos trabalhadores/as, justificada pelas obras do projeto "Novo Centro".

O documento não esclarecia sobre prazos. Interpelado pelos/as trabalhadores/as, o diretor de Abastecimento da Prefeitura informou que a terça-feira (27/04) seria o prazo limite para retirada das barracas.

Desde o início do ano, os trabalhadores e as trabalhadoras da feira-livre vêm buscando estabelecer um diálogo com o governo municipal para apresentar uma proposta complementar ao projeto de requalificação da Rua Marechal. Com base em um projeto arquitetônico alternativo (de autoria da arquiteta e urbanista Mariana Amaral), o movimento afirma que é possível revitalizar a rua e ao mesmo tempo organizar a feira para preservá-la enquanto patrimônio histórico e cultural da cidade.

No entanto, os pedidos de audiência com o Prefeito Colbert Martins, feitos pelo movimento, tem sido ignorados sistematicamente. Mesmo as diversas tentativas de interlocução feitas pelo legislativo ou prometidas pelos secretários da SETTDEC e SEAGRI não resultaram em qualquer resposta conclusiva, positiva ou negativa, por parte do Poder Público Municipal.

A despeito de a Prefeitura alegar que os trabalhadores/as serão realocados no Centro de Abastecimento, é fato que não haverá espaço para todos/as. E, mesmo se houvesse, a desconsideração dos sério contexto da pandemia, que já vem lhes causando um agravamento das dificuldades para comercialização de seus produtos, desconsidera a própria dignidade das pessoas atingidas pela medida. Como impor aos/às trabalhadores/as a perda de seus pontos de venda e de sua clientela, conquistados arduamente - muitos/as deles por décadas - neste grave contexto de fome e precariedade?


A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS apoia a luta dos/as Feirantes da Marechal, testemunho vivo das tradições de nossa cidade e das duras lutas das classes trabalhadoras.

Apoie a luta dos/as Feirantes da Marechal. Divulgue esta mensagem em suas redes sociais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário