domingo, 4 de abril de 2021

Divulgue e apoie a luta dos/as feirantes das ruas do centro de Feira de Santana


Seguem as mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras do centro da cidade, contra as ações da Prefeitura Municipal que visam a expulsá-los, em meio à pandemia, das ruas da Marechal Deodoro e da Praça Bernardinho Bahia.

A cidade com nome de Feira nasceu nos espaços onde hoje está o centro. A despeito disto, o projeto de reconfiguração do centro da cidade, hoje levado à frente pela Prefeitura Municipal, desconsidera esta realidade de vários séculos, a força do trabalho e mesmo a condição de humanidade destes trabalhadores e trabalhadoras.

Conheça, nos pequenos vídeos a seguir, um pouco da história de Sr. Roberto (mais conhecido como Beto) e de Dona Edite, que são exemplos de longas trajetórias de trabalho na Av. Marechal Deodoro:

Beto e um pouco de sua história


O relato de Dona Edite, que trabalhou por mais de 30 anos na Marechal, e foi seguida por filha e neta, que hoje continuam exercendo a mesma atividade

Denúncias de ação violenta do "rapa" vêm ecoando nos últimos dias, tendo como vítimas homens e mulheres que há décadas exercem o comércio nas ruas do centro, boa parte deles/as pequenos/as agricultores/as que têm nas ruas do centro a esperança de escoar sua pequena produção e fugir da constante ameaça da fome. Em tempos de pandemia, isto nunca foi tão verdade.

Vereador Jhonatas Monteiro denuncia ações violentas do "rapa" contra feirantes das ruas do centro, em sessão da Câmara de Vereadores de Feira de Santana


A Prefeitura Municipal segue se negando a receber e ouvir os/as trabalhadores/as. 

De outro lado, a mobilização continua, por meio de vários grupos que têm sobre si o peso das opções políticas racistas, colonizadas e elitistas, características do modo como o espaço público é administrado na nossa cidade. 

Feirantes da Marechal Deodoro, Feirantes da Praça Bernardino Bahia e trabalhadores/as do "shopping popular" continuam em luta, pressionando para serem ouvidos e terem voz junto à poder público municipal.

Divulgar as suas lutas é uma importante forma de apoio!








Nenhum comentário:

Postar um comentário