Ações Desenvolvidas

O QUE É UMA INCUBADORA?
É um espaço onde se desenvolvem pesquisa e extensão sobre a economia popular e solidária, cuja ação política volta-se para os segmentos da sociedade não contemplados pela economia tradicional de mercado. É também um lugar para o diálogo com as iniciativas populares solidárias, que visa, entre outras motivações, a estimular a geração de trabalho e renda através de processos de incubação com ações de transferência, articulação e apropriação de tecnologias necessárias à consolidação dos grupos produtivos.
Em geral, as incubadoras são projetos que têm como objetivo a criação ou desenvolvimento de iniciativas populares, carentes de apoio nas primeiras etapas de suas vidas. As universidades brasileiras, há aproximadamente 20 (vinte) anos, vêm propiciando um ambiente favorável ao desenvolvimento dessas iniciativas, proporcionando-lhes orientação organizacional, contábil, financeira, jurídica etc.
A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS – IEPS-UEFS constitui-se num programa interdisciplinar, criado, formalmente, em 2008, desenvolvido por servidores docentes, técnico-administrativos e por discentes, com possibilidade de participação da comunidade externa, por meio de projetos de extensão e ou pesquisa, além de outras atividades, no âmbito da economia popular e solidária.
Hoje a IEPS-UEFS conta com estudantes, bolsistas de extensão e pesquisa e também voluntários, dos cursos de Economia, Direito, Pedagogia, Agronomia e Engenharia de Alimentos.

E INCUBAÇÃO, O QUE É?
É um processo político, prático-educativo de organização e acompanhamento sistêmico a grupos envolvidos no processo econômico popular e solidário, estimulando-se valores inerentes ao trabalho coletivo, ao associativismo, a cooperação e a solidariedade.

A METODOLOGIA ADOTADA PELA IEPS-UEFS
·                    Desenvolvimento de Projetos elaborados com base no processo de incubação, considerando-se todas as suas etapas, bem como sua articulação com a dimensão local;
·                    Desenvolvimento, de forma continuada, de atividades de interação com a comunidade interna e externa, inclusive, produtores rurais e urbanos ligados à economia popular e solidária, movimentos sociais, ONGs e instituições diversas com objetivos convergentes aos da Incubadora;
·                    Sustentação teórica apoiada nas linhas de pesquisa do GEPOSDEL  - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário.
* A IEPS-UEFS tem como instrumentos norteadores
·                    Projeto do Programa de Extensão IEPS-UEFS e Projetos de Pesquisa voltados para as diversas investigações desenvolvidas, cuja finalidade é apresentar as áreas de atuação, os objetivos, a metodologia e o referencial teórico que fundamentam a ação do grupo.
·                    Carta de Princípios, que tem por função instruir o funcionamento, a organização e as parcerias, além de reafirmar os objetivos e a metodologia do Programa;
·                    Barema de Classificação de Iniciativas da Economia Popular e Solidárias organizado pelo IEPS;
·                    Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário(GEPOSDEL), cujas linhas de pesquisa são:

* Oficina para seleção de bolsistas e voluntários
Esta ação tornou-se um processo metodológico específico para o acesso de estudantes a bolsas orientadas pela Incubadora, além da participação voluntária no Programa.
A equipe da IEPS realiza periodicamente pré-seleção de candidatos à bolsa através de oficina formativa, onde se discutem tanto aspectos da Economia Popular e Solidária, e do Programa IEPS, quanto questões relacionadas à metodologia da pesquisa científica ou da extensão, com vistas à elaboração dos planos de trabalho.

PRINCIPAIS PROJETOS E AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO

* Projeto Cantina Solidária I
Grupo produtivo, autodenominado Copermasol,  originalmente proveniente do bairro Queimadinha, no Centro de Feira de Santana. Vem sendo acompanhado pela IEPS-UEFS desde 2008, tendo participado do projeto inicial da Incubadora, por meio da qual, com o apoio da FAPESB, desenvolveu-se o primeiro projeto de incubação do programa.
Desde 2013, tendo sido renovada a composição original do grupo, a iniciativa, em processo de incubação, produz e comercializa alimentos na cantina do módulo VII do campus central da UEFS.
* Projeto Cantina Solidária II
Grupo produtivo, autodenominado Sabores da Terra, que, em processo estruturado à semelhança do Projeto Cantina Solidária I, produz e comercializa alimentos na cantina do módulo I do campus central da UEFS.
* Projeto Plantas Ornamentais
Acompanhamento de grupo de agricultura familiar do distrito feirense de Tiquaruçu, voltado para produção de plantas ornamentais, em especial bonsais de espécies nativas da região.
O projeto visa à troca de saberes científicos e populares, com a previsão de atividades formativas proporcionadas pelos agricultores com a comunidade universitária e com os grupos em incubação nas cantinas, além da comercialização dos produtos nos espaços pedagógicos da IEPS-UEFS.
* Projeto Redes Solidárias para o Trabalho Decente e a Preservação do Meio Ambiente:
Projeto conta com financiamento do Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE/SENAES) e é executado em Rede entre as Incubadoras da UEFS, UNEB e UFRB, sob coordenação desta última, com abrangência estadual.
Em Feira de Santana, e com a participação da IEPS-UEFS especialmente por meio da atuação da Profa. Aurea Chateaubriand (EEA/DTEC/UEFS), acompanha-se a organização de grupo de catadores de materiais recicláveis, em atuação no Conjunto Sérgio Carneiro.
* Parceria com a Rede Recostura
Ações ainda em fase inicial, visa à formação, sob a lógica da Economia Popular e Solidária, de grupos de trabalho coletivo dedicados ao artesanato (Rede Recostura), a partir de refugos de tecido distribuídos a partir de ações do programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo SESC.
* Reuniões Mensais do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário(GEPOSDEL), cujas linhas de pesquisa são:
1. Economia popular e solidária;
2. Educação popular e incubadoras universitárias de iniciativas da economia popular e solidária;
3. Orientação da ação econômica para o desenvolvimento local solidário;
4. Políticas públicas;
5. Processos educativos e tecnologias sociais orientados pela economia popular e solidária;
6. Processos de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário