Equipe

 Quem está conosco hoje?

DOCENTES E TÉCNICOS(AS)

(em ordem alfabética)


Adrielly Ferreira Morais


Possui Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Especialista em Análise Ambiental e Gestão Sustentável do Território (UNEB); Especialista em Administração Pública (FAVED). Mestranda em Planejamento Territorial (UEFS). Pós-Graduanda em Gestão Pública (UEFS). Docente na Faculdade Pitágoras de Feira de Santana. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário (GEPOSDEL), da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (IEPS/UEFS). Desenvolve pesquisa na área de políticas públicas, gênero e desenvolvimento local solidário.

Título do projeto de pesquisa: POLÍTICAS PÚBLICAS, EMANCIPAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: NARRATIVAS DAS MULHERES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE LAGOA GRANDE, ZONA RURAL DE FEIRA DE SANTANA- BAHIA
Breve resumo do projeto de pesquisa: O presente estudo pretende analisar a experiência de mulheres da comunidade quilombola de Lagoa Grande com políticas públicas no contexto da emancipação e participação social, inicialmente partindo da reflexão sobre a constituição do trabalho feminino rural que possui uma história centrada na luta por acesso à terra, participação social, igualdade e investimentos públicos para garantir direitos básicos. Para as mulheres, o processo de participação e o acesso a políticas públicas se entrelaçam com um terceiro ponto imprescindível nesta luta por um protagonismo merecido, a autonomia. (Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9891857426778580
Contato: adriellyfmorais@gmail.com

Ana Regina Messias


Doutoranda do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - PPGDC, sob orientação do professor doutor Ivaldo Marciano de França Lima. Mestra em Cultura e Sociedade, pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sob orientação da Profa. Dra. Linda Rubim (2012). Especialista, pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, em: a) Administração Pública com aprofundamento em Recursos Humanos (1995), b) Metodologia da Língua Espanhola (2001), c) Economia e Gestão Pública (2005). Graduada em Ciências Econômicas (1992) pela UEFS. Formação em Bioenergia Integral (atuação como terapeuta em Bioenergia). Técnica Universitária na UEFS. Facilitadora/Instrutora de treinamento e desenvolvimento de pessoas, cursos de extensão, aperfeiçoamento e atualização. Possui experiência na área de Gestão pública e privada, em Recursos Humanos, como professora em curso superior de Administração (disciplina Teoria Geral da Administração), como formadora do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, com a disciplina Seminário Temático I no curso de Letras na cidade de Lençóis-BA, com orientação de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia/UEFS (2018) e no curso de Pedagogia em Itiruçu-BA, disciplina Seminário Temático I (2020). Membro da Incubadora de Economia Popular e Solidária (IEPS)/UEFS, do grupo de Pesquisa África do Século XX e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário - GEPOSDEL/IEPS/UEFS.

Currículo na Plataforma Lattes: https://lattes.cnpq.br/2667133133694709
Contato: armc@uefs.br


Emmanuel Oguri Freitas


Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2000-2004), mestrado (2005-2007) e doutorado (2014-2018) em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito (PPGSD), da Universidade Federal Fluminense, na linha de conflitos socioambientais rurais e urbanos. É professor adjunto em regime de dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial da Universidade Estadual de Feira de Santana -PLANTERR/UEFS. Durante parte do ano de 2017, realizou estágio doutoral, trabalhando como pesquisador convidado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sob supervisão do Professor Michael Löwy. É membro do Observatório Fundiário Fluminense (ObFF-UFF), da Incubadora de Economia Popular e Solidária da UEFS (IEPS-UEFS) e compõe a Rede de Estudos Rurais. Tem experiência nas áreas do Direito e da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do trabalho, direito agrário, sociologia jurídica, sociologia rural, história do direito, história agrária, movimentos sociais, teoria crítica do direito e tecnologias democráticas.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/6051549157044834
Contato: emmanuel.of@uefs.br
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas

Elízia Priscila Souza de Oliveira


Economista, Analista e Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Contato: prisma@uefs.br

Flávia Almeida Pita


Doutorado em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Direito Público pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Professora Assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Procuradora do Estado da Bahia, com atuação na área fiscal. Integra também o programa de extensão Núcleo de Prática Jurídica Marcellina de Oliveira, o grupo de pesquisa "Rede de Sentidos" (Filosofia) e o Grupo de Trabalho Conflitos Socioambientais. Principais temas de interesse: economia popular e solidária; aspectos jurídicos e filosóficos do trabalho associado popular em geral; cooperativismo popular; teoria do direito e do processo, hermenêutica jurídica.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1568165241684078
Contato: fpita@uefs.br
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas

Hudson Silva dos Santos


Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense - PPGSD/UFF. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF. Integrante da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário. Assistente em Administração do Instituto Federal da Bahia - IFBA. Atuação acadêmica relacionada aos seguintes temas: teoria do direito, teoria do direito do trabalho, trabalho associado/economia solidária, (des)proteção jurídica do trabalho associado, sociologia do trabalho, pesquisa participante e extensão popular. Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Especialista em Gestão Pública e Sociedade: Economia Solidária pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Título do projeto de pesquisa: Sentidos e significados da proteção jurídica do trabalho: perspectivas de trabalhadores/as de iniciativas do Trabalho Associado
Breve resumo do projeto de pesquisa: O estudo pretende analisar os sentidos e significados da proteção jurídica do trabalho, a partir das perspectivas de trabalhadores/as de iniciativas do trabalho associado, a fim de compreender as continuidades e distinções da função do Direito do Trabalho contemporâneo. Para tanto, com o método da pesquisa participante e apoio de uma equipe interdisciplinar, será realizado o estudo de caso da Cooperativa de Beneficiamento e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar de Feira de Santana (Coobaf/FS). Ao final, espera-se avançar sobre a compreensão das especificidades das teorias sobre Direito e Trabalho Associado, bem como contribuir com a organização do trabalho e gestão da Coobaf, de modo a fortalecer os seus trabalhadores/as associados/as em suas (sobre)vivências e lutas por justiça, em meio às adversidades da visão capitalista de exploração do trabalho, valorização da propriedade privada e desestruturação social dos espaços comunitários. (Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8492576471916261
Contato: santoshudson.1983@gmail.com
Curso de vínculo: Diversos

Janúzia Souza Mendes


Graduação em Economia (UEFS) Especialista em Economia e Gestão Pública (UEFS) Mestrado em Economia com Linha de Pesquisa em Desenvolvimento Rural (UFBA) Doutora em Economia com Linha de Pesquisa em Políticas Públicas de C,T&I Professora Adjunta da UEFS e da Faculdade Anísio Teixeira - FAT

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/6529245288863530
Contato: januziamendes@gmail.com
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas

José Raimundo Oliveira Lima 

(Coordenador)


Realizou Estágio Pós-Doutoral em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação, Campus I - Salvador, Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduC (2014) e Mestre em Gestão Integrada de Organizações (2003) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui Pós-Graduação lato sensu em Gestão Organizacional (2000) e Graduação em Ciências Econômicas (1998) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordena os Programas de Extensão e Projeto de Pesquisa Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS, Lidera junto ao CNPq, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local (GEPOSDEL), bem como integra os Programas de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da UEFS (PLANTER-UEFS) e PROFICIAMB-REDE. Participa das Redes de Estudos sobre a Divida Pública (RICDP), Associação Brasileira de Pesquisadores sobre a Economia Popular e Solidária (ABPES) e Associação de Pesquisadores e Extensionistas sobre Tecnologias Sociais (ABPETS).

Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3667598575343054
Contato: zeraimundo@uefs.br
 

Luciana Silva Santos

 

Bacharela em Comunicação Social e especialista em Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente compõe a equipe do Sistema de Bibliotecas da UEFS (SISBI UEFS), atuando nas áreas de capacitação organizacional, comunicação organizacional e extensão universitária. É voluntária na Incubadora de Economia Popular e Solidária da UEFS (IEPS UEFS) e colaboradora externa do Núcleo de Cooperação e Ações em Políticas Públicas e Economia Solidária (COAPPES), vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou como instrutora da disciplina Mediação Cultural no Projeto Plata-forma, desenvolvido pelo Instituto Roerich da Paz e Cultura no Brasil. No período de 2005 a 2007, no CEFETBA (atual IFBA), atuou nas seguintes áreas: professora substituta das disciplinas Comunicação Organizacional e Relações Públicas, no curso de Bacharelado em Administração; orientadora tecnológica de cooperativas populares na ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares; pesquisadora da linha de pesquisa Gestão de Empreendimentos Solidários; pesquisadora bolsista da FAPESB em 2005 na pesquisa sobre Metodologias de Incubação ITCP/ CEFET-Ba e EPADE/ UNIFACS. No período de 2004 a 2006 coordenou o projeto de extensão universitária Imagens - Cinema na Universidade Estadual de Feira de Santana, com atividades integradas e exibições gratuitas. Atuou na gestão do governo da Bahia no período de 2007 a 2017 desempenhando as seguintes atividades: diretora adjunta no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Bahia, da Casa Civil, com acompanhamento e análise de projetos da área social de 2007 a 2010; coordenadora estadual do Programa Bolsa Família na Bahia de 2010 a 2015; presidente da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Contrato de Gestão do Programa do Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA de 2014 a 2017. Integra a rede de instrutores internos do estado da Bahia, sendo instrutora dos cursos Básico de Formação de Instrutores e Comunicação interpessoal. É facilitadora de cursos de Relações Públicas, Comunicação Não-violenta e Círculos Virtuais de Construção de Paz. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Comunicação Organizacional, Comunicação Comunitária, Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, Mobilização Social e Educação para a Paz e para a Convivência Democrática.

Currículo na Plataforma Lattes: https://lattes.cnpq.br/6894471683319063
Contato: lss30br@gmail.com

 

ESTUDANTES BOLSISTAS

(em ordem alfabética)

 
Iniciação Científica: PIBIC-CNPq

Alan Ueder Santana de Souza


Estudante de Direito; Bolsista CNPq; Faz parte da Incubadora de Iniciativas popular solidária da UEFS; Membro do NENNU-UEFS (Núcleo de Estudantes Negros e Negras da Universidade Estadual de Feira de Santana; Membro da Comissão de Monitoramento de politicas raciais do curso de Direito da UEFS.


Título do plano: Entre desventuras da personificação jurídica e insurgências das lutas pelo trabalho associado popular: o caso da Associação Quilombola dos Produtores de Alto do Capim e Adjacências (Quixabeira-BA)
Breve resumo do plano de pesquisa: Por ser natural da comunidade Quilombola o estudante busca com seu plano através da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária, avançar na compreensão do marco legal e das práticas jurídicas que acompanham as formas organizativas das lutas das classes trabalhadoras pela reprodução de sua existência, sobretudo no que diz respeito à construção de práticas econômicas de caráter comunitário e autogestionário. (Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: Setembro de 2022 a agosto de 2023
Orientador: Flávia Almeida Pita
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1524960276351737
Contato: alanweder.79@gmail.com
Curso de vínculo: Direito


Iniciação Extensionista: PIBEX/UEFS

Camila Menezes Souza

Estudante do curso de Ciências Econômicas, atual Conselheira da Consulte Júnior e pesquisadora pela Fundação Amparo. Dentro da Fundação Amparo trabalho desenvolvendo um projeto orientado na área de Economia Popular e Solidária tendo como objetivo sanar as demandas das comunidades as quais atendemos na Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária - UEFS. Possuo experiência com marketing e conteúdo, análise e criação de projetos. Conhecimentos no pacote office e um curso de administrativo informatizado pela Somar Escola de Profissões.


Título do plano: COMUNICAÇÃO EM ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA NO PROJETO FEIRA DE SABERES E SABORES DA UEFS: AÇÕES EM DIVERSAS FRENTES, FÓRUNS, REDES SOLIDÁRIAS PRESENCIAIS, DIGITAIS E AÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO.
Breve resumo do plano de pesquisa: Esse projeto tem como objetivo principal desenvolver ações de comunicação em Economia Popular e Solidária no Projeto Feira de Saberes e Sabores em diversas frentes como fóruns, redes solidárias presenciais, digitais, e ações de organização e integração internas e externas ao Campus da UEFS. (Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: 06/12/2022 à 05/12/2023
Orientador: José Raimundo Oliveira Lima
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3792605082592259
Contato: camila20menezes@gmail.com
Curso de vínculo: Ciências Econômicas


Iniciação Científica: PIBIT-CNPq

Gesiele Nadine de Moura Barbosa

Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente bolsista de iniciação tecnológica na Incubadora de Iniciativas de Economia Solidária (IEPS/UEFS). Bosista de extensão durante dois anos (2020-2022) no Programa Institucional de Extensão (PIBEX-UEFS) e integrante do Research Group for Financial Inclusion and Microfinance (REFIM). Petiana egressa do Programa de Educação Tutorial (PET-Economia) da UEFS. Bolsista no programa de intercâmbio interinstitucional da UEFS na instituição Université Rennes 2 em 2019-2020.

Título do plano: TECNOLOGIAS SOCIAIS: AS FINANÇAS SOLIDÁIRAS E A PRODUÇÃO DAS INICIATIVAS POPULARES DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA ACOMPANHADAS PELA INCUBADORA DE ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA DA UEFS.
Breve resumo do plano de pesquisa: Estimular a geração de trabalho e renda de iniciativas da economia popular e solidária visando a construção da autonomia dos sujeitos envolvidos no processo e sua inserção econômica e social. A análise das finanças de iniciativas solidárias abre a possibilidade de compreensão do
processo de organização coletiva e popular das iniciativas diretamente relacionadas com as cantinas da UEFS, uma vez que no processo de incubação não apenas o recurso financeiro componente que orienta as práticas populares processo de organização coletiva e popular das iniciativas diretamente relacionadas com as cantinas da UEFS, uma vez que no processo de incubação não apenas o recurso financeiro componente que orienta as práticas populares.
Com isso, a organização do trabalho, a produção e a comercialização possuem dinâmicas que divergem dos conceitos, como “lucro”, “receita”, mas que contemplam e são funcionais as especificidades daquela realidade. Nesse sentido, o acompanhamento da organização financeira das iniciativas populares que compõem o projeto de extensão “Cantina Solidária I e II”, a partir da organicidade das suas relações possibilitada pela incubação, possibilita a interação entre conhecimentos populares (e suas tecnologias sociais) e conhecimento científico a partir de um espaço privilegiado dentro da própria UEFS.
Espera-se, a partir do aceite e execução desse plano de pesquisa articulado à extensão, que possamos contribuir com o fortalecimento e consolidação da atuação da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária enquanto uma incubadora tecnológica de cooperativas populares pela possiblidades de inovações de processos consubstanciados nos saberes e práticas comunitárias que dialoguem como o conhecimento elaborado na universidade , além de contribuir com a organização financeira coletiva e popular dos projetos “Cantina Solidária III e IV” tendo como base a utilização de tecnologias sociais e convencionais contextualizadas e adequadas a essas iniciativas e realidades objetivas.(Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: De 01/09/2022 até 31/08/2023
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5756030122487455
Contato: gesiele55@gmail.com
Curso de vínculo: Ciências Econômicas


Iniciação Extensionista: PIBEX

Janahina da Silva Moura

Graduanda em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Santa Inês. Atua junto a Incubadora de Economia Popular e Solidária IEPS/UEFS como bolsista de extensão e ao Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA Trilhas como colaboradora voluntária em suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência nas áreas de extensão rural, feira agroecológica, organização comunitária e caderneta agroecológica.


Título do plano: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO POPULAR: PROCESSO FORMATIVO EM ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA E PRÁXIS AGROECOLÓGICA
Breve resumo do plano de pesquisa: A Feira Permanente de Economia Popular e Solidária e Agricultura Familiar – Saberes e Sabores, gestada no programa de extensão da IEPS/UEFS, é um espaço que vem sendo pensado e construído ao longo dos anos por iniciativas que pretendem vivenciar uma experiência que envolva não apenas um ambiente mercadológico ou de negócios, de compra e venda de bons alimentos, mas, principalmente, um espaços de relações amplas que ampare as diversas dimensões da vida por manifestações culturais, educativas, políticas, identitárias, econômicas, históricas por demarcar referência na formação, sob diversos aspectos, do município de Feira de Santana, bem como para o mundo do trabalho. Com efeito, trata-se de um processo educativo de trabalho, consubstanciado na economia popular e solidária como uma outra economia, cuja dinâmica, desde seu início tem na educação popular um elemento fundamental da construção da aprendizagem. Nesse contexto, o presente plano de trabalho tem como objetivo levantar referências bibliográficas que venham a dar o respaldo teórico necessário para a realização das ações formativas junto aos feirantes em economia popular e solidária, bem como traçar seu perfil sociodemográfico e contribuir na articulação de ações como reuniões, rodas de conversas, oficinas, círculos de cultura, entre outras que se fizerem necessárias..(Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: Dezembro 2022 - Dezembro 2023
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8994344597633439
Contato: mourajanahina@gmail.com
Curso de vínculo: Agronomia

Iniciação Extensionista: PIBEX/UEFS

Juliana dos Santos Carmo

Graduanda em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Santa Inês. Atua junto a Incubadora de Economia Popular e Solidária IEPS/UEFS como bolsista de extensão e ao Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA Trilhas como colaboradora voluntária em suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência nas áreas de extensão rural, feira agroecológica, organização comunitária e caderneta agroecológica.


Título do plano: Economia Popular e Solidária na Feira de Saberes e Sabores da UEFS: trabalho de ações integradas pelo associativismo, cooperativismo e autogestão.
Período de vínculo: ...
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1941504313648140
Contato: Julianakl1234nana@gmail.com
Curso de vínculo: Agronomia

Iniciação Extensionista: PIBEX/UEFS

Lauriane de Oliveira Carneiro

Graduanda de Agronomia, com ênfase em Agricultura familiar e Agroecologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Técnico em Agroecologia, com capacitação em Assistência Técnica e Extensão Rural, e Gestão de Planejamento da Unidade Produtiva. Foi Diretora de Gestão de Pessoas na ConsultAgro Jr. Empresa Junior de Agronomia e Diretora de Marketing na mesma empresa. Participou de um Summer Job na Matriz Bradesco em Osasco- SP, no Bradesco Prime em departamento de empréstimos e financiamentos agrícolas. Desenvolveu trabalho extensionista com agricultores familiares na modalidade PIBEX/CNPq, trabalho intitulado: Alimentação Alternativa para Aves: Identificação da Viabilidade Alimentar e Econômica de Ração a Base de Insetos e Frutos do Licurizeiro. Em desenvolvimento, trabalho extensionista pela IEPS/UEFS na modalidade PIBEX/CNPq, intitulado: COOPERATIVA DE BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE FEIRA DE SANTANA(COOBAFS) e os Quintais Produtivos: Uma Construção de Soberania Alimentar.

Título do plano: COOPERATIVA DE BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE FEIRA DE SANTANA(COOBAFS) E OS QUINTAIS PRODUTIVOS: UMA CONSTRUÇÃO DE SOBERANIA ALIMENTAR
Breve resumo do plano de pesquisa: Trata-se de plano de trabalho que dá continuidade a atividades que já vêm sendo realizadas pelo Programa Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS (IEPS-UEFS).
Faz se necessário o acompanhamento mais sistemático e duradouro dos quintais produtivos de cooperados/as, para a apoiar a promoção da soberania alimentar e nutricional, neste ambiente, por mais paradoxal que pareça, de expansão da miséria e fome, que têm se alastrado intensamente pela zona rural. Tem-se o objetivo de assessorar o fortalecimento dos quintais produtivos de cooperados/as da COOBAF/FS, por meio de conhecimentos da Agroecologia, com vistas à promoção da soberania alimentar e nutricional, à produção de alimentos saudáveis, e ao beneficiamento e comercialização de produtos, sem perder de vista o diálogo entre os saberes científico e popular, e a perspectiva de participação de equipe multidisciplinar na construção dos diálogos necessários. I) Fazer visitas técnicas aos quintais produtivos, com vistas a aprofundar o diagnóstico da produção, beneficiamento e comercialização dos cooperados/as da COOBAF/FS; Espera-se que ocorra debates com os cooperados/as sobre o processo de transição agroecológica em todo o processo de produção, beneficiamento e comercialização de alimentos, por meio de espaços formativos inerentes; Ao final o desenvolvimento de um documento-síntese sobre o processo de transição agroecológica na COOBAF/FS para uso pratico dos cooperados e demais envolvidos..(Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: 06/12/2022 a 06/12/2023
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7435646896860499
Contato: lauriane.agro@gmail.com
Curso de vínculo: Agronomia

Iniciação Científica: PROBIC/UEFS

Lucimara Daiane da Silva

Estudante de Direito e bolsista de iniciação científica

Título do plano: Os desafios da produção de um “direito do comum”: as regras de convivência do grupo Delícias da Formiga.
Breve resumo do plano de pesquisa: O plano de trabalho insere-se nos esforços investigativos do Projeto Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária no sentido de avançar na compreensão dos desafios da criação coletiva e popular de espaços comunitários de produção e lutas por direitos. Dessa forma, limitando- se a pesquisar sobre os desafios de convivência do grupo "Delícias da Formiga".(Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: Setembro de 2022 - Agosto de 2023
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2334650957653811
Contato: etelvinomaria@gmail.com
Curso de vínculo: Direito


Iniciação Extensionista

Maicon Brandão Lima

Estudante de Psicologia e bolsista de iniciação extensionista.

Título do plano: Economia Popular e Solidária na IEPS-UEFS: um trabalho de ações integradas pela autogestão.
Breve resumo do plano de pesquisa: Desenvolver ações de autogestão na parte administrativa em suas relações internas e externas, bem como na relação com todos os Projetos IEPS-UEFS e suas respectivas comunidades(Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo:
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8462824602003618
Contato: maicon.brandao.lima@gmail.com
Curso de vínculo: Psicologia


Iniciação Extensionista: PIBEX/UEFS

Maria Vitória Nery da França Valerio

Graduanda em Agronomia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), durante a graduação integrou grupo de extensão com foco no desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis (2018-2019), foi bolsista de Iniciação Científica (2021-2022) conduzindo experimentos de tratamento térmico em sementes do bioma Caatinga. Atualmente é Bolsista de Extensão na Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária (IEPS-UEFS).

Título do plano: ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA NA IEPS-UEFS: UM TRABALHO ENVOLVENDO COMUNIDADES E INICIATIVAS EM PRÁTICAS DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIAS.
Breve resumo do plano de pesquisa: A comercialização dos alimentos produzidos com os próprios insumos oriundos da agricultura familiar das duas comunidades envolvidas no Projeto da Cantinas Solidárias (Comunidade Quilombola de Lagoa Grande e Comunidade de Olhos D’Água da Formiga) visa trabalhar, através do estreitamento entre agricultura familiar e economia solidária, na promoção da valorização da produção local e sociocultural, o desenvolvimento da economia local dessas comunidades e tópicos de segurança alimentar além, da agregação na renda interna. O objetivo principal do plano de trabalho é desenvolver ações que visem integrar a comercialização da produção agrícola familiar das comunidades envolvidas no projeto Cantinas Solidárias da UEFS dentro das Iniciativas de Economia Solidária. Com isso, espera-se que haja um fortalecimento das práticas de comercialização internas e externas.(Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: 12/2022 - 12/2023
Currículo na Plataforma Lattes: https://lattes.cnpq.br/1785569797206619
Contato: mariavitorianerys@gmail.com
Curso de vínculo: Agronomia

Iniciação Extensionista: PIBEX/UEFS

Sarah Cerqueira Azevedo

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Diretório Acadêmico Josaphat Marinho do Curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Gestão 2019-2022). Representante Discente do Curso de Direito da UEFS no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (2019-2022). Membro da Jus Empresa Junior (2020-2022). Estagiária do Escritório Dernilton Leite e Santiago (2018). Bolsista de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (2021-atual). Membro da Incubadora de Iniciativas Solidárias da Universidade Estadual de Feira de Santana (2021-atual).

Título do plano: Caminhos para resolução de conflitos no processo de desincubação do Grupo Sabores do Quilombo.
Breve resumo do plano de pesquisa: Em razão da proximidade do término do período de Incubação, da necessidade de preparação do grupo Sabores do Quilombo para o trabalho fora do espaço da Cantina, e, dos conflitos percebidos na dinâmica entre as participantes, há a preocupação com a sua viabilidade e a possibilidade do prosseguimento das atividades em outro espaço. Assim, por meio deste plano propõe-se a participação neste processo, contribuindo para o tratamento dos conflitos do grupo a partir da reflexão coletiva acerca das perspectivas de trabalho pós incubação e de metodologias do campo do saber jurídico voltadas para mediação. (Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: dezembro 2022 -novembro 2023
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953464479488191
Contato: sarahcerqueira4@gmail.com
Curso de vínculo: Direito

Iniciação Cientifíca: PIBIC/CNPq

Sirlândia Oliveira Anjos

Estudante de Pedagogia e bolsista de iniciação Científica.

Título do plano: Práticas pedagógicas articuladas à Economia Popular e Solidária: um estudo na Comunidade de Jacú, Distrito da Matinha, Feira de Santana-BA
Breve resumo do plano de pesquisa: Diagnosticar e trabalhar as práticas pedagógicas articuladas à Economia Popular e Solidária na Comunidade de Jacú, Distrito da Matinha, Feira de Santana-BA. (Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: 2022/2023
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0961527635674991
Contato: SIRLANDIAANJOS1@GMAIL.COM
Curso de vínculo: Licenciatura em Pedagogia
 
 
Iniciação Extensionista: PIBEX/UEFS

Thais Alves de Almeida

Título do plano: A Feira de Saberes e Sabores e suas diferentes formas jurídicas: reflexões coletivas em torno das lutas por um Direito popular e solidário.

Breve resumo do plano de pesquisa: Desenvolvimento de processo formativo com os grupos produtivos da Feira de Saberes e Sabores no que diz respeito às questões relacionadas à formalização jurídica, proporcionando um espaço para a troca de experiências entre os grupos formais e informais. (Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: dez 2022 - dez 2023
Orientador: Flávia Almeida Pita
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1914786509447614
Contato: thaisalvesdireito@outlook.com
Curso de vínculo: Direito
 

Iniciação Cientifíca: PIBIC/CNPq

Yuri Caetano do Carmo

Estudante quilombola da comunidade Matinha dos Pretos cursando Licenciatura em História na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é membro da Incubadora de Economia Popular e Solidária da mesma universidade (IEFS/UEFS), projeto de pesquisa no qual o mesmo realiza iniciação cientifica no plano de trabalho "As trincheiras do cotidiano feirense - lutas populares, associativismo e resistências das comunidades quilombolas Lagoa Grande, Matinha dos Pretos e Candeal 2.", através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-CNPq). Ainda na mesma universidade se encontra no cargo de Secretario Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UEFS). Realiza trabalho voluntariado na rádio comunitária "Rádio Quilombo F.M." da comunidade quilombola Candeal II, na cidade de Feira de Santana, Bahia. Atuou voluntariamente no projeto social "pré-vestibular República Pré-Universitária", onde exerce a função de coordenador geral e lecionou as disciplinas "Sociologia" e "Língua Inglesa" em 2020 e "História Geral" em 2021. Tem como áreas de interesse: Estudos da Memória das Comunidades Quilombolas, Conflitos Campo-Cidade, Educação Quilombola, Inclusão Educacional e Estudos do Cenário Político Brasileiro e Mundial.

Título do plano: "As trincheiras do cotidiano feirense - lutas populares, associativismo e resistências das comunidades quilombolas Lagoa Grande, Matinha dos Pretos e Candeal 2."
Breve resumo do plano de pesquisa: As movimentações populares da cidade de Feira de Santana frequentemente apresentam uma característica comum: o protagonismo das comunidades rurais. Ao aproximarmos a lupa, percebemos ainda que estas comunidades também são quilombolas. Dentro dessa perspectiva, o objetivo deste plano de trabalho é traçar o histórico de lutas da comunidades quilombolas Lagoa Grande, Matinha dos Pretos e Candeal, buscando nas batalhas travadas por estas, características históricas comuns que permitam a compreensão dos motivos da unidade de ação das mesmas atualmente, tendo como o meio condicionante às associações comunitárias. A pesquisa se justifica, portanto, em razão de possibilitar uma reflexão sobre os desafios e perspectivas que as comunidades quilombolas da área em recorte, oferecendo elementos para a auto-organização, representação dos interesses dos grupos e estratégias de reprodução social. Diante da multiplicidade de pressões que os territórios quilombolas sofreu historicamente e continua tensionado na atualidade, a pesquisa que articula memória das lutas sociais, estratégias de produção e reprodução dos modos de vida tradicionais quilombolas e seus impactos na sociabilidade na zona rural são de necessidade urgente e central. (Conheça o plano/projeto de pesquisa completo na aba "Planos e Pesquisas")
Período de vínculo: outubro de 2022 - outubro de 2023
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5150705066444704
Contato: contato.yuricaetano@gmail.com
Curso de vínculo: Licenciatura em História

ESTAGIÁRIOS(AS)

Deisiele Silva


Estudante de psicologia na UEFS, no décimo semestre. Estagiando na IEPS pelo programa Partiu Estágio, tem interesse pela Análise do Comportamento e também pela área educacional.

Contato: deisemusic4j@gmail.com
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7569512721123328
 
 

ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS(AS)


Herton Carvalho Oliveira 

Estudante de Agronomia, com experiência em Agronomia.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9241794035726049
Contato: herton.carvalho.agro@gmail.com
 
 

EX-INTEGRANTES

deixaram sua marca e saudade por aqui: 

 





Alessandra Oliveira Teles


Licenciada em Geografia pela UEFS. Especialista em Geografia do Semiárido Brasileiro. Mestre em Geografia pela UFBA. Doutora em Geografia pela UFS. Professora Auxiliar da UEFS com Dedicação Exclusiva vinculada do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.






Ilnah de Oliveira Fernandes

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial pelo Progama de Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação Especial (PPGEE-UEFS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS Professora Substituta da UEFS, vinculada ao Departamento de Educação.  integrante da equipe da IEPS-UEFS




Genival Corrêa

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (1982), Especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal da Bahia (1997) mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2004). Professor adjunto aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana.Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Cadastro Urbano e Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: georreferenciamento, gps, extensão universitária, política de extensão e   sistema de referência.


Aurea Chateaubriand A. Campos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1981) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Professora aposentada da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde foi pesquisadora da Equipe de Estudo e Educação Ambiental EEA / UEFS e professora no Curso de Especialização em Educação Ambiental para Sustentabilidade CEAS- UEFS. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais. Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, educação ambiental em saneamento, gestão de resíduos sólidos urbanos, educação ambiental, projetos sociais, economia solidária.
                                           
                                                     
Lucivânia Moura

Licenciada em geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, atualmente cursa  Engenharia Agronômica na mesma Universidade. É bolsista   de Apoio Técnico na  Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS. Desenvolve trabalho extensionista  com agricultores familiares do distrito de Tiquaruçu, desenvolvendo temáticas que envolvem a Tecnologia Social, Agricultura Familiar e a Indicação Geográfica





 
 
Juliana Freitas

Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

                                         
 
 
  Angélica Correia

Graduada no Bacharelado em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

 
        


 
 
 
 
Sara Souza

Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Feira de Santana



 
 
 
 
 
 
 
Wesley Freire

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana


 
 
 
 
 
Betânia Silva Bastos

 
Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana




Carolaine Santana dos Santos


Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana









Welison Brito Pinho

Estudante de Agronomia da UEFS










Paloma Santana de Souza

Administradora. Graduanda em Filosofia. Mestre em Planejamento Territorial – PLATEER da UEFS. Doutoranda do Programa Multidisciplinar em Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA). Mãe de Hipátia.






Liz da Silva Guimarães Conceição

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Graduada em Lic. em Pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana. E




Bárbara Silva Correia de Souza

Estudante de Agronomia da UEFS










Elianne Paraiso de Queiroz


Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana














Renata de Oliveira Teixeira
Estudante de Direito da UEFS










Erivaldo Santiago de Jesus
 
Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.










Gessica Cerqueira da Silva Santos

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana










José Roberto Silva de Souza

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Planejamento Territorial – PLATEER da UEFS








Rebeca da Silva Lima

Graduada em Direito epla Universidade Estadual de Feira de Santana.











Diana da Silva Santos

Estudante de Agronomia da UEFS. Monitora interdisciplinar. Pesquisadora e extensionista integrante da IEPS-UEFS.








Lucas Barreto Santana dos Santos

Estudante de Economia da Universidade Estadual de Feira de Santana.








Éder Silva Freitas

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.








Luciano dos Reis Carvalho

Estudante de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana.







 
Milena Carneiro Macedo

Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.




Taís do Nascimento Lima

Estudante de Economia da UEFS










Vera Letícia Oliveira

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Feira de SAntana




 
 
 
 
Cléo Emidio dos Santos Lima 



Graduado na Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Planejamento Territorial pela UEFS. É professor da rede municipal de ensino em Feira de Santana.



Liziany Cerqueira


 Graduada em Direito na Universidade Estadual de Feira de Santana. Servidora técnica da UEFS.



Geisiane Santos


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da UFBA. Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana.








Paloma Brito

Licenciada em Pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).





 
 
Leonardo Augusto N. dos Santos

Mestrado (UFBA,2014) e Graduação ( UEFS,2006) em Administração. Atualmente é assistente administrativo do Instituto Federal de Educação da Bahia. 
 


 
 
 
 
 
 
Libânia Araújo Silva

Doutoranda em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2018) Economista pela Universidade Estadual de Feira de Santana.






Emille Lima Oliveira


Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana.


 
João S. D. de Oliveira Neto

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).





 




Nenhum comentário:

Postar um comentário