terça-feira, 5 de março de 2024

IV CONPES - Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária - participe!



Acontece entre 28 a 30 de agosto de 2024, na cidade de São Paulo, o IV CONPES - A economia solidária na construção do socialismo democrático e na transição agroecológica.

"O saudoso Paul Singer se contrapôs, ao longo da vida, à concepção equivocada do socialismo, afirmando-o como real apenas se for radicalmente democrático. Fez tal reflexão, com destaque, a partir do significado histórico da economia solidária enquanto parte de uma “revolução social lenta” rumo ao socialismo democrático (conforme seu livro Utopia militante: repensando o socialismo, de 1998). Nas palavras dele, o empreendimento de economia solidária é um “implante socialista” ao lado de outros, como o orçamento participativo. Impulsionados por governos democráticos e populares, tais implantes podem crescer, se integrar e se desenvolver. Evidentemente, a edificação do socialismo democrático precisa contemplar também o enfrentamento do desafio global da crise climática, além de considerar outras questões como a de gênero. Eis o tema geral do 4º CONPES – Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, organizado pela ABPES – Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária: “A economia solidária na construção do socialismo democrático e na transição ecológica”.
Os dois primeiros ocorreram na UFSCar, São Carlos, em 2015 e 2018 – mediante a participação do professor no primeiro e a homenagem a ele no segundo, tendo o terceira edição ocorrida online, em 2021, devido à pandemia do Covid -19. Através desta quarta edição do evento, a ser realizada na universidade do professor Singer, se busca responder qual o sentido amplo da economia solidária, assim como para onde ela pode ou deve nos levar socialmente" (https://abpes.org/ivconpes/).

Está em curso o prazo para submissão de trabalhos para apresentação nos GTs, que segue até 19.05.2024. Integrantes da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária compõem a coordenação de dois diferentes Grupos de Trabalho:







Inscrição e mais informações em https://abpes.org/ivconpes/

Participe! 

Ajude-nos a divulgar!


Lista completa dos Grupos de Trabalho:





Nenhum comentário:

Postar um comentário