quarta-feira, 17 de julho de 2024

Seminário As Lutas dos Trabalhadores da Marechal: a mobilização continua

 

Na tarde do dia 13 de julho, no CDL, aconteceu a Roda de Conversa sobre Associativismo, realizada pelo Coletivo em Defesa do Trabalho no Centro de Feira de Santana, que mobiliza esforços pela permanência e melhorias da Feira da Marechal.

Foi uma tarde de troca de informações e discussões importantes para os(as) trabalhadores(as), que estão prestes a formalizar sua Associação, avançando mais um passo na organização coletiva e consolidação das lutas pelo direito à cidade e ao trabalho digno. A Roda de Conversa contou com a presença dop Prof. Hudson Santos (Curso de Direito da UNEB), Zé das Virgens (Associação Comunitária de Desenvolvimento do Candeal II - ACDC) e Elizete Santos, trabalhadora da Marechal.

O evento fez parte de um conjunto de ações de organização e formação que se tornaram possíveis a partir dos recursos disponibilizados pelo Fundo Brasil a partir do Edital "Resistindo com quem Resiste", em que foi aprovado o projeto "“Em defesa do comercio popular de rua do centro de Feira de Santana: um movimento pelo direito ao trabalho e contra a expulsão de feirantes, camelôs e ambulantes do Centro de Feira de Santana".

Em seguimento às atividades do projeto, no próximo dia 27 de julho acontecerá, também no CDL, o Seminário AS LUTAS DOS TRABALHADORES DA MARECHA, que contará com a presença de Pitty Almeida (liderança das lutas dos camelôs em Salvador e integrante da UNICAB - União  Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Camelôs, Feirantes e Ambulantes do Brasil), Dra. Sara Soares Costa (pesquisadora das lutas dos(as) trabalhadores(as) da Marechal e servidora do IFBaiano) e  Melinda de Jesus, feirante da Marechal que representará o Coletivo.

A proposta é aprender com a experiência de outras lutas, rememorando também a história, obstáculos e conquistas dos(as) trabalhadores(as) da Marechal. Pretende-se, ainda, a partir da discussão coletiva, a elaboração de uma Carta Aberta, com a relação de demandas do Coletivo diante do contexto das eleições municipais de 2024.

A Feira da Marechal é Patrimônio, e seus(uas) trabalhadores(as) olham para o futuro, organizando-se, aprendendo e fazendo valer seu direito à cidade e ao trabalho digno.

As atividades contam com apoio do Fundo Brasil, dos Programas de extensão Núcleo de Prática Jurídica Marcellina Oliveira e Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária (ambos da UEFS), do MOC e da UNICAB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário