terça-feira, 13 de agosto de 2024

COOBAF/FS: parabéns à nova Diretoria e Conselho Fiscal!


Cooperativa de Beneficiamento e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar de Feira de Santana- COOBAF/FS tem uma história de lutas e superação. Criada em 2012, a partir da articulação entre Associações Comunitárias rurais e agricultores(as) de sete diferentes distritos de Feira de Santana, a Cooperativa tem conseguido superar as dificuldades comuns a este tipo de organização popular e se mantém de pé.

A cooperativa é, no Direito brasileiro, um dos formatos jurídicos mais complexos, que acaba afastando as iniciativas efetivamente populares. O cooperativismo popular enfrenta dificuldades de diversas ordens: uma legislação que privilegia as cooperativas de caráter empresarial, muita burocracia, falta de apoio dos poderes públicos, obstáculos para produção e regularização fiscal e sanitária de seus produtos, de logística, de espaços de escoamento de sua produção, de o acesso à crédito. São muitas as dificuldades, ainda, para o efetivo acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE  e ao Programa de Aquisição de Alimentos- PAA - políticas públicas que deveriam garantir um espaço para vendas dos produtos da agricultura familiar, o que está muito longe da realidade, sobretudo no município de Feira de Santana e no Estado da Bahia.

Apesar de tudo, a COOBAF/FS vem construindo parcerias e unindo dos(as) agricultores(as) familiares de Feira de Santana, em lutas por respeito e atenção a estes(as) trabalhadores(as), que garantem nas mesas alimentos saudáveis e contribuem para o desenvolvimento local solidário de Feira e região.

Neste mês de julho foi realizada a Assembleia Geral da COOBAF/FS, que aconteceu nas instalações da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS. Foram aprovadas as contas anuais e eleitos e empossados os novos Conselhos de Administração e Fiscal, entre falas importantes de cooperados(as) e apoiadores(as), a exemplo de integrantes da IEPS-UEFS e do IFBA-campus Feira de Santana. 


Lindinalva Barbosa de Jesus Santana (Comunidade Quilombola de Moita da Onça, Distrito de Matinha) assume como nova presidente da COOBAF/FS, contribuindo com uma longa experiência como agricultora e liderança comunitária. Os quadros contam ainda com vários outros nomes importantes das lutas populares do campo no nosso município: José Caciano Pereira da Silva, vice-presidente (Comunidade Quilombola de Lagoa Grande, Distrito de Maria Quitéria); Jailson Moraes Ferreira, diretor tesoureiro (Fazenda Escoval, Distrito de Humildes); Luzinete Assis Barreto da Silva, Secretária (Lagoa das Pedras, Distrito de Jaiba); demais integrantes do Conselho de Administração: Alexandra Almeida do Rosario (Vila Feliz, Distrito de Tiquaruçu), Simone Sobral Leite (Fazenda Tapera, Distrito de Jaíba); Mariano de Souza (Lagoa das Pedras, Distrito de Jaíba); membros do Conselho Fiscal:  Josenilda Moreira de Jesus (Garapa, Distrito de Maria Quitéria); Cristina Pereira Lima (Olhos D'Água da Formiga, Distrito de Tiquaruçu); Elizabete Oliveira Silva (Fazenda Tanquinho, Distrito de Jaíba), Elza Pereira Silva dos Santos (Lagoa das Pedras, Distrito de Jaíba), Claudia das Virgens (Fazenda Candeal, Distrito de Tiquaruçu) e Silvana dos Santos Lima (Vila Feliz, Distrito de Tiquaruçu).


A equipe da IEPS-UEFS deseja muita determinação, criatividade e coragem à nova gestão, manifestando seu desejo de prosseguir colaborando com a COOBAF/FS em seus tão importantes propósitos, que significam muito para as lutas que precisam ser travadas em prol da zona rural de Feira de Santana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário