segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Relato de visita técnica ao grupo produtor de polpa de frutas



Roda de Conversa
A Associação da Comunidade da Matinha (ACOMA), localizada no Distrito de Matinha no Município de Feira de Santana em funcionamento faz 42 (quarenta e dois) anos, segundo relato da Coordenadora do Grupo Produtor de Polpas de Frutas, Maria das Neves, desenvolve diversas atividades em variadas dimensões desde culturais a geração de trabalho e renda. A visita aconteceu no dia 25 de outubro e foi realizada com a participação de membros da Equipe IEPS e de colegas do curso de Agronomia e Economia interessadas na temática e em conhecer o trabalho da Incubadora.
A comunidade de Matinha por muitos anos aplicava-se sobre as culturas do milho, feijão e mandioca em sistema de sequeiros com enormes dificuldades em períodos de sazonalidades não propícias ao cultivo destes alimentos. Em 2004, surgiu uma possibilidade do trabalho com diversificação de culturas através da agricultura familiar e de forma coletivizada. Nesta época os pequenos produtores começaram a pensar a produção de pequenos animais como porcos e galinhas, além da possibilidade de aproveitamento das frutas.

Neste contexto, no ano de 2006, surge um Grupo de 14 (quatorze) mulheres interessadas em produzir polpas de furtas aproveitando o cultivo local, ora desperdiçado. Assim, inseriu-se num projeto financiado pela FAPESB e implementado pela UFRB.
          Com efeito, por motivação do trabalho de incubação de iniciativas de economia popular e solidária realizados na UEFS, através da Incubadora, foi possível a partir da participação da UFRB este contato com o grupo. Um dos principais objetivos da visita foi refletir sobre possibilidade de comercialização em Rede do grupo da Matinha com outros Projetos e ações desenvolvidos pela IEPS, a exemplo do Projeto Cantina Solidária, instalado na cantina do módulo VII. Nosso objetivo geral é estimular a formação de Redes de produção local, visando fugir da malha do atravessador do mercado tradicional.
 Equipamentos

  Equipamentos

Participamos de uma agradável roda de conversa que contou com a nossa presença e do grupo de mulheres produtoras que nos recebeu de forma carinhosa e nos contou um pouco da sua historia (Grupo), além de nos mostrar todo processo de produção de polpas, o espaço e os equipamentos, bem como nos brindar com um delicioso suco dentro das normas próprias de produção.
Polpas

            O grupo dispõe de uma sede própria e com equipamentos adequados para o manejo e beneficiamento das frutas e das polpas, tudo conforme exige as normas para fabricação e de alimentos. A proposta de parceria deverá ser estudada em momento oportuno podendo se concretizar caso seja de interesse do grupo de produtoras. Além disso, a Equipe IEPS estará refletindo sobre as possibilidades de articulação de redes, seja com o grupo da Matinha ou outros, para produção e comercialização local, visando fortalecer um circuito próprio da economia popular e solidária de modo a criar melhores condições para que as iniciativas solidárias permaneçam sustentáveis e viáveis social e economicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário