- as notícias do pico da pandemia para as próximas semanas indicam uma maior necessidade de nos recolhermos em nossas casas;
- por isso, a presença dos/as feirantes da zona rural na cidade - muitos/as deles, inclusive, pertencentes aos grupos de risco - pode representar um risco de infecção das comunidades rurais ainda protegidas, até o momento, dos casos do COVID19;
- as frutas e verduras estão escassas neste período, inclusive pelo volume excessivo de chuvas;
- as dificuldades e os riscos da locomoção campo-cidade tem sido um obstáculo muito difícil de contornar no momento.
Para minorar os efeitos da falta de trabalho para os/as feirantes, conseguimos manter a parceria com o SINTEST, já iniciada na primeira edição da feira, que adquirirá "cestas" de produtos para o Dia das Mães. Esta forma de comercialização, inclusive, favorecerá a venda de produtos de parte dos integrantes da Feira de Saberes e Sabores cuja participação no "pegue-e-leve" é mais difícil, em razão da natureza dos produtos (como as artesãs/ãos). As dificuldades de logística nos impedem, no entanto, de ofertar ao público em geral estes produtos no momento.
Continuamos imaginando formas de criar uma rede de apoio e solidariedade com os grupos e comunidades com as quais compartilhamos nossos saberes e aprendizados. Estamos também pensando coletivamente formas criativas e seguras de dar seguimento à Feira no período em que é necessário isolamento social e manteremos todos/as informados através deste espaço.
Agradecemos muito todo o apoio daqueles/as que entendem a importância de valorizar a produção e os produtos locais, o trabalho coletivo autogestionário, a luta por outras formas de reproduzir a existência, sem veneno, sem exploração, respeitando os valores e sentidos do que nos faz seres humanos.
Agradecemos, em especial, ao SINTEST UEFS!
Nossa esperança é que este período tão sombrio torne-se um momento de aprendizado coletivo, capaz de fazer claro para todos/as a importância de mudar radicalmente a forma de produzir nosso sustento, e dividir os frutos do trabalho, de nos relacionar com as outras pessoas e com a natureza de que fazemos parte, de priorizar o que de fato nos faz sentir gente.
Matéria da TV Subaé (Jornal BA TV), de 30.04.2020,
sobre a primeira edição da Feira de Saberes e Sabores "pegue-e-leve".
(todas as fotos foram feitas pela equipe da IEPS-UEFS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário