quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Anais do III CIEPS

No III CIEPS – Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local: colhendo ideias para adiar o fim do mundo, realizado entre os dias 24 a 26 de maio de 2021 de forma virtual,  foi nosso desejo compartilhar, a partir dos principais eixos temáticos desenvolvidos pela IEPS-UEFS, os saberes e perguntas que nos acompanham e nos instigam – de forma cada vez mais aguda, considerando, em especial, o momento crítico que vive a sociabilidade humana, para o qual, acreditamos, a pandemia da Covid-19 é apenas um dos fatores.

Recordamos, juntos(as), durante o evento, que nunca foi fácil a luta dos/as que buscam formas de inventar outros jeitos de trabalhar, produzir, viver – com ou sem pandemia. Estamos em busca de outras formas que enfrentem a lógica da mercadoria, do predomínio do valor da troca sobre o valor de uso, a arrogância com o que o ser humano vem ocupando um espaço que não é só seu. É neste sentido que Ailton Krenak, cuja sabedoria nos inspirou ao formular o tema do evento, nos lembra da necessidade de não se deixar ofuscar pela ilusória luz do “clube da humanidade”: aquele que nos fala de “desenvolvimento” e “progresso” infinitos, justificadores da exploração uns/mas dos/as outros/as e da natureza, de egoísmo, individualismo, alienação subordinante. “Por que insistimos tanto e durante tanto tempo em participar desse clube, que na maioria das vezes só limita a nossa capacidade de invenção, criação, existência e liberdade?”, pergunta Krenak[1].

A partir de tais premissas o III CIEPS recebeu contribuições para discussão em seis diferentes grupos de trabalho, que tangenciaram as principais temáticas que mobilizam trabalhadores/as, pesquisadores/as e extensionistas do campo de estudo da Economia Popular e Solidária. Foram efetivamente apresentados 113 de comunicações orais, relatos de experiência e. vídeo-pôsteres (dos 121 aprovados), proporcionando trocas de experiências e inspiração cheios de energia e, muitas vezes, emoção, além dos textos que compõem estes Anais.

Durante o evento, nas discussões desenvolvidas tanto nos espaços em formato acadêmico, quanto nos ambientes de diálogos e manifestações livres e informais, nos reunimos com mais de 700 inscritos, de todos os estados do país e mais 11 países da América Latina, Europa e África.

Os registros das sessões dos Grupos de Trabalho estão acessíveis, hoje, no canal da IEPS-UEFS no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuGJ1qQAuO90zehzipXC5GA/videos), reverberando no tempo aqueles momentos tão significativos.

Agora, damos publicidade aos Anais do Evento, um belo conjunto de experiências e reflexões, que torcemos possam contribuir nas lutas por um outro modo de trabalhar e produzir, mais justo, solidário e respeitoso da Vida e do Bem Viver. Ele pode ser acessado aqui e está disponível permanentemente na página de Publicações deste blog.

Agradecemos a sua mais ampla divulgação!


 



[1] KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019 (e-book).


Nenhum comentário:

Postar um comentário