terça-feira, 14 de maio de 2013

INCUBADORA E COOPERMASOL FAZEM VISITA ÀS CANTINAS DA UFRB

UFRB Cruz das Almas
No último dia 24 de abril membros da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária (IEPS/UEFS) e da Cooperativa em Rede Mãos Solidárias (Coopermasol), grupo que ocupa produtivamente a Cantina do Módulo VII da UEFS através do Projeto Cantina Solidária, estiveram em Cruz das Almas para realizar visita a iniciativa da Economia Solidária similar a experiência da Cantina Solidária da UEFS.

 Essa visita técnica aconteceu ao grupo de mulheres que atua na confecção de lanches nas Cantinas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB, localizadas no Campus de Cruz das Almas. Lá podemos acompanhar detalhes de como o grupo se organiza e produz para suprir um total de 3 Cantinas no campus de Cruz das Almas e mais 1 no campus de Cachoeira.

                                 Grupo Cantina UFRB, Coopermasol e Incubadora/UEFS

Da mesma forma que a Cantina Solidária da UEFS o funcionamento das Cantinas da UFRB é acompanhado pela Incubadora de lá (Incuba/UFRB) e conta com orientações de profissionais, estudantes, técnicos e professores. As Cantinas da UFRB já funcionam há 2 anos, com a participação de um grupo de aproximadamente 16 mulheres majoritariamente da zona rural de Cruz das Almas, que se dividem entre a produção dos lanches e o atendimento nas Cantinas. 

Incubadora UFRB

A visita foi dividida em três etapas: primeiro fomos diretamente ao Centro de Produção, casa alugada no centro da cidade de Cruz das Almas; na segunda etapa fomos à UFRB visitar os espaços das cantinas e a sede da Incuba/UFRB; na terceira etapa fomos conhecer o Projeto Cata Renda no centro da Cidade, Projeto também acompanhado pela Incuba/UFRB que visa gerar renda para um grupo de 6 mulheres a partir do recolhimento de resíduos sólidos.
Inicialmente, visitamos a Casa de Produção no centro da cidade de Cruz das Almas. Fomos solidariamente recebidos pelas mulheres/trabalhadoras presentes, acrescidas de dois técnicos responsáveis pela Incuba/UFRB, além destes nos acompanhou durante parte da visita a professora Tatiana Pacheco, Incuba/UFRB. Todos se apresentaram em circulo na sala do Centro de Produção, onde diversas perguntas foram feitas pelo grupo da UEFS, sobre todo processo e história do grupo, inclusive, sobre questões que estão vivenciando no Projeto Cantina Solidária/UEFS, como conflitos, compras, escala de trabalho, redistribuição das vantagens auferidas com o trabalho, entre outras. Naquele momento fomos distribuídos em duas equipes: enquanto uma visitava a cozinha, observava e perguntava sobre estoques, armazenamento e preparo dos alimentos, a outra equipe conhecia as planilhas de preço, escala de trabalho, bem como forma de pagamento do trabalho e dos produtos.
Troca de saberes sobre organização contabil e retistros | Grupo produtivo Cantinas UFRB


Na seqüência, seguimos para a UFRB, onde conhecemos as cantinas, a forma de trabalho, o fluxo de pessoas e os preços, almoçamos e seguimos para conhecermos a estrutura da Incubadora. Na saída visitamos o Projeto Cata Renda e depois seguimos de volta para Feira de Santana.
Almoço | Cantina UFRB

De antemão observamos uma diferença interessante, em Cruz das Almas o grupo realiza a produção em um espaço separado, ou seja, em uma casa localizada no centro da cidade, e só então distribui para as outras Cantinas com um automóvel locado para tal fim. Além disso, percebemos também o bom grau de organização já conquistado pelas trabalhadoras das Cantinas da UFRB, tendo avançado para uma dinâmica organizacional exercitando o registro como forma de consolidar a organização do grupo.  
Estivemos presentes em 4 membros da Incubadora e 12 da Coopermasol/Projeto Cantina Solidária. Ao final consideramos como positiva a visita, pois propiciou momentos de aprendizado ao grupo da UEFS, Incubadora e Coopermasol, além de proporcionar um espaço de integração entre os grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário