quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Informativo sobre o processo de incubação na Cantina do Módulo I (UEFS) - Projeto Cantina Solidária II

A Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS iniciou suas atividades em 2008 ainda se “autoincubando”, através de projeto financiado pela FAPESB. Em 2012 passou a trabalhar nos espaços das cantinas do módulo VII e I como projeto de pesquisa (resolução 116/2010) e programa de extensão (resolução 003/2013). As cantinas constituem espaços didático-politico-pedagógicos, em que se desenvolvem processos de incubação de grupos populares dedicados à produção e comercialização de alimentos.

Visita feita ao grupo Sabores pela equipe da Incubadora como parte do
processo seletivo para a cantina do Módulo I

O processo de seleção de grupos para o trabalho de incubação nas cantinas se dá de duas maneiras: 1) pela abertura de chamada simples para o comparecimento de grupos na UEFS, a partir do que iniciamos o processo de seleção; 2) mediante visita de grupos caracterizados (perfilizados) pela equipe da Incubadora e localizados através das entidades populares diversas (associações, cooperativas, sindicatos etc.).
A seleção para o grupo da cantina do módulo I teve início em novembro de 2014, inicialmente com um seminário de apresentação do Programa Incubadora, do Projeto Cantina Solidária II destinado àquele espaço e discussão de como acontece o processo de incubação de iniciativas de economia popular e solidária. Nesta perspectiva, a tentativa de realizar um processo de incubação com o “Grupo Sabores” – alocado na cantina do módulo I até o mês de fevereiro de 2016 –, iniciou-se em janeiro de 2015, após processo seletivo simplificado realizado pela Incubadora.
O processo de incubação, por suas características, não tem exatamente um prazo determinado para a sua duração, podendo variar de 6 meses a 3 anos, de acordo com as características e dinâmica dos grupos. No caso em questão, projetava-se um período de incubação de 1 (um) ano, prorrogável para 2 (dois) anos, se conveniente e oportuno.
No entanto, ao longo do processo de Incubação do Grupo Sabores, foram encontrados elementos contraditórios à proposta inicial do grupo, especialmente no que diz respeito à incompatibilidade entre a forma de relacionamento interno  das(os) integrantes e os princípios da economia popular solidária, que norteiam as atividades da IEPS-UEFS: relações solidárias, democracia, cooperação, ausência de subordinação, autogestão, fortalecimento da regionalidade na alimentação. Verificava-se, enfim, o descumprimento dos critérios determinantes para a seleção e permanência do grupo, conforme a própria chamada, e o termo de compromisso assinados por todos os membros.
Entre tantos elementos que dificultam a continuidade do processo de incubação destaca-se, ainda, a falha na colaboração e participação dos membros do grupo nas atividades de formação e reuniões de incubação.
Diante de tais problemas, a equipe da IEPS-UEFS entendeu necessário encerrar o processo, desenvolvido durante um ano. A decisão foi tomada no dia 18 de dezembro de 2015, e imediata e formalmente comunicada ao grupo, mediante carta solicitando a desocupação do espaço disponibilizado pela IEPS/UEFS, para que outro Grupo seja selecionado e orientado dentro dos princípios que trabalhamos.
Com efeito, este documento objetiva deixar a comunidade ciente sobre a situação do processo de incubação do grupo atual, bem como informar que já está em curso novo processo de seleção para o espaço, pela segunda maneira de seleção acima mencionada, de modo a evitar a paralisação da cantina quanto ao fornecimento de alimentação.
Não obstante o prazo concedido para a saída do grupo do local já se tenha esgotado, entendemos que, em vista do período de férias, seria conveniente estendê-lo até o dia 25 de fevereiro de 2016, para que a retirada dos equipamentos ocorra sem maiores problemas.
Desde já esclarecemos que a PROPAAE adotará as medidas necessárias, como a vistoria do local após a saída do grupo, preparando-o para a chegada dos novos selecionados. A IEPS-UEFS se encarregará de divulgar todo o processo para a comunidade universitária.


INCUBADORA DE INICIATIVAS DA ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA DA UEFS
Coordenador José Raimundo Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário