quarta-feira, 5 de abril de 2017

7º EPED- GT “OUTRA ECONOMIA, OUTRO TRABALHO, OUTRO DIREITO”

A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular Solidária da UEFS, por meio de seu coordenador, o Prof. Dr. José Raimundo Oliveira Lima (também integrante do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da UEFS), em conjunto com a Prof.ª. Drª Carla Appollinário, do Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociologia da Universidade Federal Fluminense e com a Profª Flávia Almeida Pita, UEFS, convidam à participação pesquisadores interessados nos temas propostos no Grupo de Trabalho “Outra Economia, Outro Trabalho, Outro Direito”, integrante do  Encontro Nacional de Pesquisa Empírica em Direito, -7º  EPED, que a acontecerá em Feira de Santana, entre os dias 23 a 25 de agosto de 2017.

Pretende-se reunir neste GT pesquisadores (as) dedicados (as) a pensar, por meio da pesquisa empírica, as conexões entre Direito, mundo do trabalho e relações econômicas de produção, com ênfase na investigação de caminhos alternativos ao modelo capitalista de produzir e trabalhar. Interessam-nos em especial a interdisciplinaridade e os métodos e técnicas de pesquisa que envolvam a aproximação participante do (a) pesquisador com o universo investigado e a perspectiva de transformação social, a exemplo da pesquisa participante. Releva-se a perspectiva do trabalho sobre o capital: a relação trabalho/capital nas variadas tipologias organizativas (cooperativa, associação, tipos societários, trabalho coletivo informal, redes), no que vem sendo chamado de Economia Popular Solidária, na agricultura familiar, em modos peculiares de trabalho de povos tradicionais, sobretudo da América Latina. Atraem-nos discussões que privilegiem a Economia das diversas dimensões da vida (social, política, educativa, cultural, identitária) como alternativa de organização da produção associada, em contraste com as relações econômicas exclusivamente baseadas no capital, unidades de consumo e de produção. Interessam-nos pesquisas que mirem perspectivas/debilidades/potenciais da autogestão, cooperação e relações solidárias em perspectiva comparada com as organizações do tipo empresarial-capitalista, inclusive tendo em conta os signos da racionalidade neoliberal, cultura do autoemprego e empreendedorismo e a investigação de seu potencial precarizador do trabalho associado. Deseja-se reunir, sobretudo, enfim, reflexões sobre o lugar do Direito neste contexto: obstáculo ou espaço de que se podem servir as lutas político-emancipatórias.
Segundo o edital do evento, cada proponente principal poderá enviar no máximo um trabalho. A participação em outro GT só será possível na condição de coautoria. O limite de coautores (as)   de um trabalho é de quatro pessoas.
Podem apresentar propostas pesquisadores, mestres (as) e doutores (as) vinculado (as) ou não a instituições de ensino e centros de pesquisa, estudantes de graduação e/ou pós-graduação em direito e outras áreas das ciências sociais.
  Serão aceitas propostas em português, espanhol ou inglês.
O prazo para envio de resumos das propostas de comunicações orais e pôsteres encerra-se no dia 24.04.2017
Agradecemos a divulgação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário