quinta-feira, 30 de novembro de 2017

COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA PERMANENTE DE ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA E AGRICULUTRA FAMILIAR “SABERES E SABORES” NA UEFS, REÚNE-SE COM A REITORIA E GARANTE A CONTINUIDADE DA FEIRA EM 2018

Com Projeto feito a muitas mãos já a alguns anos e sem condições de viabilizá-lo,  amadurecido nas discussões pautadas nos grupos em processo de incubação, finalmente em 2017 a Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS juntamente com a Comissão de Organização da Feira Permanente de Economia Popular e Solidária e Agricultura Familiar “Saberes e Sabores” consegue realizá-lo, primeiro nos espaços das Cantinas dos Módulos I e VII e posteriormente na “Praça da Incubadora” (próximo ao estacionamento dos bancos)nas duas  últimas edições.
Em reunião realizada na Reitoria da UEFS na manhã desta terça-feira (27), de uma forma geral todos avaliaram a feira como boa e promissora, feirantes como dona Eunice (Rede Recostura), Ana Celia (Artesã da Moita da Onça) e dona Mara (Grupo Delícias da Princesa), elogiaram a feira no tocante às vendas e também em relação à organização. Dona Mara frisou a participação e acolhimento da Incubadora durante a feira, disse que elas não se sentiram desamparadas e a todo momento pra onde olhava sempre havia alguém da organização a disposição para orientá-las.
Outros feirantes não tiveram receio em dizer o quanto venderam na segunda edição da feira, a exemplo de dona Eunice que informou o que vendeu considerando uma boa renda, Erivaldo, também mencionou o valor vendido se mostrando satisfeito com o trabalho. Alguns feirantes como Mayana disse que além de vender também trocou alguns objetos com outros feirantes e o fez entre amigos o que faz da feira não apenas um ambiente de negócios, mas, também de encontros saudáveis para boas conversas. Welison, por sua vez ressaltou o fato de ter tido a impressão de ver menos pessoas circulando, mas ponderou que, como havia menos toldos (abrigos) do que na primeira edição, isso deve ter provocado essa impressão.
No contexto das avaliações o Professor José Raimundo falou sobre a importância de valorizarmos esse espaço que estamos construindo para fazer a feira acontecer “como espaço original, um retrato da realidade feito com pessoas que estão se aventurando nas diversas feiras e que nem o “mercado”, nem o poder público valoriza esse trabalho, pelo contrário os tratam com estereótipos e deturpam as manifestações originárias das feiras de quase todas as cidades desse país, em especial,” Feira de Santana que tem sua origem e manutenção dinâmica a partir da Feira Livres”, mas não atribui o devido valor a essa manifestação sociocultural. O Professor Genival também reforçou a fala de José Raimundo, apontando sobre a importância de tomarmos a feira como nossa. Salientou sobre as possíveis dificuldades que podemos enfrentar para manter uma estrutura mínima, visto que a universidade encontra dificuldades em relação ao orçamento.

Por fim, os representantes da Reitoria (Reitor, Vice-Reitora e Chefe da UNINFRA), manifestaram-se favoráveis a todo processo que e como vem ocorrendo e assumiram o compromisso de colaborar como essa importante relação entre a Universidade e as comunidades nas suas variadas manifestações oportunizadas pelas feiras. O Reitor destaca que a Universidade com essa abertura para as comunidades reforça sua constante buscas de construir-se cada vez mais socialmente reverenciada. Os participantes acordaram e garantiram a continuidade da Feira para 2018 e agendaram a última edição de 2017 para os dias 14 e 15/12 em consonância com as celebrações natalinas. 
Reunião sobre a Feira Permanente de Economia Popular e Solidária Saberes e Agricultura Familiar “Saberes e Sabores” na UEFS. 27.11.2017
Foto: 
Saulo José Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário