Apesar das dificuldades que de costume são enfrentadas – especialmente no que diz Respeito à falta de apoio financeiro e logístico dos poderes públicos – acentuou-se a importância educativa e política do evento, especialmente em momento de tantos ataques às lutas quilombolas no país. José Cassiano, importante liderança da Comunidade, destacou, por exemplo, que os diversos ganhos que a comunidade considera ter reunido historicamente, como o a titulação quilombola pela Fundação Palmares, a escola quilombola (cuja construção da nova sede, com recursos federais executados pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, está parada), um ambiente bom de viver etc. devem-se à luta, à resistência e ao enfrentamento que são lembrados e reforçados nos festejos do Novembro Negro, contribuindo para a (cada vez mais) necessária mobilização permanente de toda comunidade quilombola.
Destacou-se, também, que o envolvimento da UEFS, através de seus vários setores, é de grande importância para a concretização do Evento. Na edição deste ano está prevista a participação da Feira de Saberes e Sabores da UEFS – da qual já fazem parte trabalhadores(as) da Comunidade – cuja “itinerância” é objetivo do projeto “Feira livre e itinerante como elemento central para o processo de desenvolvimento, reaplicação, aperfeiçoamento e avaliação de tecnologias sociais”, financiado pelo CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Cidadania e executado pela IEPS-UEFS.
É ensejo, ainda, para lembrar que também se iniciou a elaboração coletiva da programação do Novembro Negro no âmbito da própria UEFS, por iniciativa da Pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis-PROPAAE. Está prevista para o dia 09 de outubro de 2019, às 14 horas, na Sala dos Conselhos, reunião com este fim. A iniciativa parece ser uma boa oportunidade para que sejam pensadas, de maneira integrada, ações de apoio ao tradicional Evento da Comunidade Quilombola de Lagoa Grande.
ACOMAQ, Lagoa Grande - Reunião de planejamento do Novembro Negro 2019 |
ACOMAQ, Lagoa Grande - Reunião de planejamento do Novembro Negro 2019 |
Momentos diversos do VI Novembro Negro da Comunidade Quilombola da Lagoa Grande, 2018 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário