domingo, 6 de outubro de 2019

MULHERES, COMUNIDADE, TRABALHO E LUTAS: posse da nova Diretoria da Associação Comunitária Rural de Moradores de Olhos D’Água da Formiga e Adjacências

Na tarde do dia 05 de outubro, integrantes da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS- IEPS-UEFS –, participaram da posse da nova Diretoria da entidade, a convite do grupo Delícias da Formiga – que compartilha com a IEPS-UEFS processo de incubação enquanto produz e vende alimentos na Cantina do módulo 7 da UEFS.

Duas das participantes do Delícias da Formiga – Karla dos Santos Bonfim Silva e Valdimira Pereira Lima – tomaram posse, respectivamente, nos cargos de Presidente e Tesoureira de sua Associação Comunitária, assumindo o importante desafio de contribuírem ainda mais para a organização comunitária e suas necessárias lutas diárias.
O grupo Delícias da Formiga é formado por mulheres da Comunidade de Olhos D’Água da Formiga que tinham pouca ou nenhuma experiência de trabalho além dos cuidados com a casa e os filhos. Entende-se que o processo de incubação, além de proporcionar-lhes renda, pode explicar também a abertura de novos horizontes de participação social e política, com a reinvenção dos seus espaços de atuação enquanto mulheres e pessoas do campo, para quem a sociedade patriarcal e urbana em que vivemos tem imposto um papel “inferior”.

A IEPS-UEFS acredita na grande importância da construção democrática e combativa de vínculos comunitários, especialmente a partir da sabedoria feminina, que tem sido historicamente capaz de se dar conta dos valores humanos mais fundamentais, como a solidariedade, o afeto, o valor da boa alimentação, do cuidado com as novas gerações, da amizade e da família. Espera-se poder continuar contribuindo com a Associação Comunitária Rural de Moradores de Olhos D’Água da Formiga e Adjacências, unindo o conhecimento científico aos saberes populares na construção de novas formas de trabalhar, produzir e viver.

É ensejo, ainda, para parabenizar, na pessoa da ex-Presidente Maria de Lourdes dos Santos Silva, o bom trabalho desenvolvido pelos(as) integrantes da Diretoria que agora acaba o seu mandato.





Um comentário: