quarta-feira, 2 de março de 2022

As atividades presenciais do Projeto Cantinas Solidárias estão de volta!

 

Considerando os desafios do retorno às atividades presenciais no campus, a equipe da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS reuniu-se hoje com as integrantes dos Grupos Sabores do Quilombo (Comunidade Quilombola de Lagoa Grande e Delícias da Formiga (Comunidade de Olhos D’Água da Formiga) para compartilhar as expectativas e desafios da volta aos trabalhos presenciais e discutir o Plano de Retomada produzido pela PROPAEE especificamente para os espaços de alimentação (RU e cantinas) do campus.

Na próxima sexta-feira, os grupos participarão, ainda, de uma formação para boas práticas na produção e comercialização de alimentos, cuidando-se dos cuidados específicos que a pandemia da Covid19 nos exige para garantia da saúde de todos/as, trabalhadoras e usuários/as dos espaços de alimentação da UEFS.

Os grupos Sabores do Quilombo e Delícias da Formiga ocupam, respectivamente, as cantinas dos módulos 1 e 7 do campus da UEFS, produzindo e comercializando alimentos. Consideradas espaços pedagógicos da IEPS-UEFS (programa de extensão e espaço de execução de projetos de pesquisa), as cantinas transformam-se, assim, em um ambientes onde, de forma simultânea, se dá geração de trabalho e renda e muito aprendizado, seja para as trabalhadoras, seja para professores/as e estudantes envolvidos/as no projeto Cantinas Solidárias. Nele desenvolve-se com os grupos atividades de formação, trocas com suas comunidades de origem, acompanhamento de suas lutas, sob a perspectivas de diferentes áreas do conhecimento (que continuaram acontecendo, de forma remota, durante a pandemia).

Este período inicial de readaptação às atividades presenciais anuncia, por certo, muitas dificuldades. Mas as trabalhadoras expressaram hoje sua animação e propósito de organização coletiva para enfrentá-las. Muitas vezes ouviram-se as palavras “saudades”, “alegria”, “vontade”  - mas, também, “preocupação”.

Esperamos contar, na acolhida dos grupos, com a colaboração e o carinho de toda comunidade universitária. Destacamos, em especial, o cumprimento das regras de higiene pessoal e coletivo (uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool 70%) e cuidado com a ocupação do espaço, mantendo-se o distanciamento e evitando-se aglomerações.

As Cantinas Sabores do Quilombo e Delícias da Formiga retornam às suas atividades no próximo dia 07 de março. Apareçam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário