quinta-feira, 31 de março de 2022

As Plantas medicinais e o saber valioso da Comunidade Quilombola da Lagoa Grande

Compartilhamos no link abaixo a cartilha "As principais plantas medicinais da Lagoa Grande, do quilombo para o mundo"

D. Silveria, ao centro, servindo os seus deliciosos chás
(Novembro Negro de 2019, Lagoa Grande)
Fonte: acervo da IEPS-UEFS

Ela foi produzida a partir do do plano de trabalho de Iniciação Científica “Fortalecimento do conhecimento tradicional de plantas medicinais, através da implantação de Farmácia Viva e realização de feiras na comunidade Lagoa Grande, atendida IEPS/ UEFS”, desenvolvido pela estudante de Economia da UEFS Camila Menezes Souza. O plano de trabalho também teve a participação, em sua fase inicial, da estudante de Agronomia Beatriz dos Santos Soares.

Os saberes reunidos na cartilha foram colhidos, em especial, dos relatos da Sra. Silveria Almeida Santos, importante liderança da Comunidade de Lagoa Grande, que reúne um precioso conhecimento sobre o cultivo e uso das plantas medicinais.

A partir do encontro entre o saber popular e a Etnobotânica, catalogaram-se e identificaram-se diferentes espécies de plantas medicinais, utilizadas comumente pela Comunidade. Em seguida, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de valorização e fortalecimento da cultura local.
Camila, bolsista de IC
da IEPS-UEFS

A pesquisa concluiu que a Farmácia Viva já é algo fortemente presente para os(as) moradores(as) da Comunidade Lagoa Grande, que delas se valem para proteger sua saúde. 

A produção da cartilha teve como objetivo transmitir os conhecimentos acerca da utilização das plantas medicinais da Comunidade Quilombola da Lagoa Grande de forma simples e didática para todos, assim divulgando ainda mais a cultura local.

Para baixar a cartilha completa, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário