https://www.youtube.com/watch?v=SMdUHIa3Y6E&t=9s
Como resultado do plano de trabalho de iniciação extensionista "Aproveitamento da Manipueira por casas de farinha das comunidades acompanhadas pela Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS", desenvolvido pela estudante de Agronomia da UEFS, Kelly da Silva Brandão, sob a orientação do Prof. José Raimundo Oliveira Lima, estão sendo disponibilizadas no canal do Youtube da IEPS-UEFS uma série de pequenos vídeos sobre o uso deste subproduto da mandioca, muitas vezes desprezado.
Kelly Brandão, bolsista de iniciação extensionista da IEPS-UEFS (acervo pessoal) |
O intuito é orientar e incentivar os membros das comunidades para o aproveitamento da água da mandioca (manipueira), ao invés de desperdiçá-la. Trata-se de tecnologia social de fácil manuseio e baixo custo. Ela pode representar um complemento à renda familiar, evitando custos desnecessários, já que pode ser utilizada de diversas formas diferentes: pesticidas, adubos, ração para animais, sabão, vinagre, tijolos...
A série de sete vídeos curtos está sendo aos poucos divulgada no Youtube e nas redes sociais. Ao final, os(as) participantes da oficina serão estimulados a responder um questionário (via Google formulário), para se avaliar o grau de aprendizagem/entendimento e colher sugestões de aprimoramento, finalizando-se assim o processo educativo de trabalho. O plano de trabalho inclui, ainda, ao final, a produção de uma cartilha sobre o aproveitamento da manipueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário