terça-feira, 16 de abril de 2013

Conheça o Projeto Redes Solidárias para o Trabalho Decente e a Preservação do Meio Ambiente

Local onde aconteceu a reunião no Bairro Nova Esperança 

O Projeto Redes Solidárias para o Trabalho Decente e a Preservação do Meio Ambiente é mais uma ação que está sendo desenvolvida pela Incubadora, através da coordenação da professora Áurea/EEA/DTEC/UEFS. O Projeto conta com financiamento do Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE/SENAES) e é executado em Rede entre as Incubadoras da UEFS, UNEB e UFRB, sob coordenação desta última, e tem abrangência estadual.
Momento da discussão

Este projeto tem como finalidade estruturar cinco empreendimentos econômicos solidários na Bahia, com catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis não organizados adequadamente, articulando-os com outros sete empreendimentos organizados em rede de cooperação solidária, buscando o fortalecimento dos doze grupos com o fim de gerar trabalho e renda de forma decente, com sustentabilidade ambiental e humana. Apresenta a experiência de articular rede de empreendimentos solidários e rede de entidades de apoio e fomento como alternativa para o fortalecimento da capacidade de intervenção, da ação coletiva e emancipatória dos sujeitos sociais.
Em Feira atualmente o projeto já cadastrou 58 catadores e representa uma ação que pretende contemplar “catadores desorganizados” dos bairros Sitio Matias e adjacências, Três Riachos e do Aterro (Bairro Nova Esperança). No momento já foram realizadas reuniões de diagnóstico nas localidades com apresentação do Projeto e discutida a proposta de formação que compreende a realização de 10 oficinas. Nas reuniões tem sido constante a presença dos parceiros a exemplo da Cáritas e do Movimento de Comunidades Populares (MCP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário