terça-feira, 12 de março de 2013

Visita ao Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em 08 de março, município de Serrinha

Vista panorâmica (área externa)
Vista panorâmica (área interna)

No último dia 08 de março membros da Equipe Incubadora estiveram no município de Serrinha, fazendo uma visita ao Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O espaço estava em plena Inauguração. Aberto a partir do dia 07, contava com atividades de abertura até o dia 09, sábado, dia oficial para celebração inaugurativa com momento festivo.  
Este espaço tem por objetivo ser um entreposto comercial dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, nele os interessados/as podem adquirir produtos no atacado contando com entrega dos produtos em endereço indicado pelo comprador. No local podem ser feitas compras no varejo, já que o Armazém conta também com um supermercado. Além disso, será oferecido almoço e o espaço possui uma lanchonete.
Prateleira bebidas
Prateleira doces
Artesanato

Contando com um conjunto de parceiros da sociedade civil e institucionais, através da ação governamental e dos Programas relacionados com a temática o Armazém surge como uma política pública que busca atender ao quesito da comercialização, questão que tem sido um dos limitadores para a expansão dos segmentos da agricultura familiar e economia solidária. Com isso, existe a proposta de execução de mais 06 equipamentos como este para o Estado da Bahia, a serem distribuídos por território de identidade. O Armazém fica situado no Sítio Lagoinhas (BR-116) e integra o programa Vida Melhor no Campo.
Através do espaço diversos grupos cooperados e associativos podem expor e ter uma oportunidade de escoar a sua produção. A gestão do espaço está sob responsabilidade da ARCO Sertão (Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia, conheça o site - http://www.arcosertao.org.br/). Os grupos aptos a comercializar são associações e cooperativas filiadas à iniciativa da organização ARCO Sertão.

 Lanchonete 
Banner

Observamos que o espaço conta com uma boa infra-estrutura e com uma equipe prestativa. Além do espaço de comercialização varejista o Armazém está equipado com um refeitório com cozinha, sala de escritório e administrativo, depósito para os produtos de estoque, câmara fria, lanchonete, estacionamento, uma carro para entregas, banheiros e uma sala de reuniões que pode ser utilizada para momentos formativos. A variedade de produtos é considerável, muitos com selos que atestam a qualidade e procedência dos produtos (selos de produtos orgânicos, da agricultura familiar, etc).
No dia de nossa visita aconteciam reuniões da EBDA e um curso de Gestão do Cooperativismo voltado para os grupos produtivos. Constatamos um bom fluxo de pessoas, desde transeuntes, membros e representantes de outros Projetos (grupos produtivos e universidades), além de membros do poder público estadual e municipal (de Serrinha e outras regiões circunvizinhas). Durante a inauguração estava acontecendo uma Feira de Economia Solidária no espaço do estacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário