quarta-feira, 25 de março de 2015

Incubadora realiza visita a grupo de agricultura familiar no Distrito de Tiquaruçu

Na tarde do dia 20 de março de 2015, integrantes da IEPS/UEFS se deslocaram até o distrito de Tiquaruçu, com o objetivo de conhecer uma família de agricultores que cultiva diversas espécies vegetais, principalmente plantas ornamentais, em sua grande maioria nativas, e tira seu sustento da produção e da comercialização dessas plantas. 

Veludos cultivados pela família.
Além disso, durante a visita foi possível visualizar uma das especificidades do trabalho familiar que é o cultivo de Bonsai - técnica oriental que exige bastante criatividade e cuidados especiais. Os Bonsais também são feitos com plantas oriundas da região do semi-árido baiano e demonstram toda a beleza do trabalho desenvolvido pelos agricultores, bem como a singularidade do conhecimento por eles produzido. 


Bonsai cultivado por Luiz.
A visita faz parte de um projeto que está sendo elaborado pela IEPS e que tem como objetivo interligar o trabalho desenvolvido pelos grupos em processo de incubação na Universidade Estadual de Feira de Santana (especialmente os que hoje atuam nas cantinas dos módulos I e VII) com grupos da agricultura familiar - visando assim o desenvolvimento local. 

Da esquerda para a direita: Prof. Zé Raimundo, Sara Souza( Bolsista ),
Prof. Flávia Pita, Lucivania(Bolsista), Juliana ( Bolsista), Ana Regina(Servidora), 
Liziany( Bolsista), Vera(Bolsista) e 
Luiz ( Filho da Srª Sueli e responsável pelos bonsais).

Espera-se que, após esse primeiro contato e com o desenvolvimento do projeto, seja possível estabelecer espaços para a troca de experiências entre os agricultores e a comunidade universitária, assim como para a divulgação dos Bonsai e plantas frutíferas e ornamentais.

2 comentários:

  1. Sou do grupo "sim, somos veganas"
    seu blog parece muito legal e humano.. :)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, muito grata pelo seu comentário! Esse grupo é que é cheio de pessoas maravilhosas. (=

      Excluir