terça-feira, 12 de maio de 2015

Nota de Apoio à Greve dos Professores e Professoras das Universidades Estaduais da Bahia



A Incubadora envolve equipe de docentes, discentes e técnicos, além de sujeitos participantes dos projetos, que atuam de modo conjunto, nas atividades de planejamento, incubação e de produção e sistematização dos conhecimentos organizados a partir das suas ações.

Com efeito, atuando nos temas trabalho/educação, na prática de geração de trabalho e renda, tem possibilitado uma reflexão sobre as políticas econômicas conjuntas (entre Estado e Empresariado/Capital) que atingem diretamente a classe trabalhadora, por vezes alienada dos esforços acumulados pela sua força de trabalho. Entretanto, os caminhos de uma vida decente podem ser os caminhos de uma sociedade não capitalista, que seja, pelo menos, diferente dessa que nos tem conduzido numa falsa hegemonia do desejo de todos.

Diante disso, todos nós, que compomos a Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS,  vimos, através desta nota, manifestar todo o apoio à greve dos professores/as das UEBAs – Universidades Estaduais da Bahia, como também expressar ampla solidariedade para toda a categoria, que nacionalmente se manifesta de forma legítima, por meio da luta na defesa de uma educação pública de qualidade, que seja capaz de cumprir o seu papel fundamental na efetiva materialização do direito à educação.


Acreditamos, portanto, que a greve tem sido um instrumento difícil de ser construído, muitas vezes complexo pra todos, mas, representa também o momento de pensarmos a verdadeira importância da educação. Entendemos que tal momento é, sobretudo, oportunidade de aprendizagem, para que possamos retomar os rumos de princípios e práticas de uma sociedade que valorize a vida na construção de outras relações, em que o trabalho ensine e seja de igual modo o elemento central para a distribuição do bem viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário