sábado, 2 de julho de 2016

Começando o semestre com comida gostosa!

Reunião durante o processo de pré-incubação do grupo de trabalhadores e 
trabalhadoras da Comunidade de Lagoa Grande, Maria Quitéria

Nesta segunda-feira, dia 04.07, começa a trabalhar no espaço da Cantina do módulo I o grupo “Sabores do Quilombo”, formado de trabalhadores e trabalhadoras da Lagoa Grande, comunidade rural de Maria Quitéria, distrito de Feira.

O grupo compartilha suas experiências e saberes com a equipe da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular Solidária da UEFS – IEPS-UEFS no âmbito do Projeto Cantina Solidária III, cuja fase de pré-incubação já vem acontecendo desde abril deste ano.

O Projeto Cantina Solidária I, que já se desenvolve há mais tempo no espaço da Cantina do módulo VII prossegue, com as trabalhadoras da Copermasol, grupo de mulheres da Queimadinha, em Feira de Santana, que se organizam de forma autogestionária.

Prestigie e conheça as iniciativas! Ajude a divulgar!

Anote na agenda as novidades que fazem parte das ações do projeto “A IEPS-UEFS e a organização de uma metodologia de incubação coletiva e autogestionária”:

04.07 – segunda-feira

● No almoço, venha provar a galinha de quintal na inauguração da Cantina do grupo Sabores do Quilombo, no Módulo I

● Ou, se preferir, almoçar a feijoada das Cantina da Copermasol, na Cantina do Módulo VII

05.07 – terça-feira

Vai ter acarajé na Cantina do Módulo I!

07.07 – quinta-feira

Vem comer caruru e vatapá na Cantina do Módulo VII!

11.07 – segunda-feira

Convidamos você para conhecer um pouco @s trabalhador@s participantes do projeto e dos frutos de seu trabalho na pequena Feira da Economia Popular Solidária, no espaço da Cantina do Módulo I.

A Feira contará com produtos da agricultura familiar da comunidade da Lagoa Grande em Maria Quitéria, com as plantas ornamentais, mudas e bonsais do grupo de Tiquaruçu, que integra o Projeto Plantas Ornamentais e, finalmente, com o artesanato em tecido da Rede Recostura.

A proposta é que a Feira se consolide como uma atividade periódica da IEPS, na medida em que também se consolidem as experiências de trabalho coletivo em processo de incubação. Acontecerá alternadamente nas Cantinas do Módulo I e VII, espaços pedagógicos da IEPS-UEFS.


Os Projetos Cantinas Solidárias integram agora um projeto maior, denominado “A IEPS-UEFS e a organização de uma metodologia de incubação coletiva e autogestionária”, com o qual se pretende, por um lado, fortalecer, integrar e garantir a continuidade das ações de incubação da IEPS-UEFS e, por outro, especialmente, deseja-se fomentar a formação de uma rede entre os diferentes iniciativas de economia popular solidária que compartilham com a Incubadora seu trabalho, proporcionado autonomia e troca de experiências e saberes,  diminuindo a distância entre a produção e o consumo, fortalecendo os valores, a cultura e a economia local e tornando possível o reconhecimento do valor do trabalho e das diversas formas de conhecimento possíveis:

- o PROJETO CANTINA SOLIDÁRIA I, que se propõe a participar e contribuir com a consolidação do grupo de trabalhadoras chamado Copermasol, originário do bairro Queimadinha, em Feira, e que produz e comercializa alimentos na Cantina do módulo VII, convertida em espaço pedagógico da IEPS.

- o PROJETO CANTINA SOLIDÁRIA III, por meio do qual se iniciou a incubação de um grupo de trabalhador@s da Lagoa Grande, comunidade do distrito de Maria Quitéria, que, a partir de 04 de julho, também produzirá e comercializará alimentos na Cantina do módulo I.

- o PROJETO REDE RECOSTURA, que visa a compartilhar conhecimentos com diversos grupos de trabalhador@s organizad@s em rede, que produzem peças de artesanato a partir de refugos de jeans doados por empresas do Polo Petroquímico de Camaçari.

- e, finalmente, o PROJETO PLANTAS ORNAMENTAIS, relacionado a um grupo de agricultores familiares do distrito de Tiquaruçu, que produzem mudas e bonsais a partir de espécies vegetais da caatinga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário