terça-feira, 4 de julho de 2017

Nota sobre o Processo de Incubação na Cantina do Módulo VII (UEFS)- Projeto Cantina Solidária I

O projeto de pesquisa (Res. 116/2010) e programa de extensão (Res. 003/2013) Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFSIEPS/UEFS iniciou suas atividades em 2008, através de projeto financiado pela FAPESB, por meio do qual foi pouco a pouco construindo sua equipe e aprendendo a “incubar”. Para isso contou com a ajuda preciosa da Copermasol, grupo de trabalhadoras da Queimadinha, em Feira de Santana, primeiro grupo com o qual desenvolveu um projeto de incubação.
A partir de 2013 a Copermasol passou a trabalhar no espaço da cantina do módulo VII, compartilhando com a equipe da IEPS o projeto Cantina Solidária (mais tarde estendido à cantina do módulo I, ocupada pelo grupo Sabores do Quilombo, também sob processo de incubação).  As cantinas I e VII, assim, consolidaram-se como espaços didático-político-pedagógicos, em que se desenvolvem processos de incubação de grupos populares dedicados à produção e comercialização de alimentos, constituindo-se em experiências que vêm frutificando em várias dimensões.
Na última semana de junho de 2017 encerrou-se o processo de incubação do Grupo Copermasol, no que diz respeito ao desenvolvimento de suas atividades no espaço da universidade. Na verdade, a parceria com a Copermasol apenas se encerra internamente, já que a IEPS prossegue acompanhando o grupo naquilo que for demandada, dentro dos princípios da Economia Popular e Solidária.
A Copermasol segue agora novos caminhos, exercitando a autonomia conquistada, e a IEPS agradece a toda Comunidade Universitária pela compreensão, acolhimento e colaboração no processo, que rendeu – e renderá! – muitos bons frutos.
Dá-se início, então, ao Projeto Cantina Solidária IV, que contará com a participação do grupo “Mulheres Unidas da Formiga”, composto por mulheres do Povoado de Olhos D’Água de Formiga, zona rural de Feira de Santana. As atividades do grupo no espaço da cantina no módulo VII terão início em 10/07/2017.
Neste contexto, gostaríamos de contar como sempre com a participação da Comunidade Universitária no desenvolvimento dos Projetos Cantina Solidária IV (módulo VII) e Cantina Solidária III (módulo I), que objetivam a realização das atividades de organização, comercialização, formação e capacitação dos envolvidos no processo de incubação, visando à geração de trabalho e renda, formação política, fortalecimento da relação universidade-comunidade, bem como da Economia Popular e Solidária no município de Feira de Santana, sob a perspectiva do desenvolvimento local – que procura valorizar as diversas dimensões da vida, seja a educativa, cultural, política, social, econômica – lançando mão do princípio educativo do trabalho na perspectiva da autonomia individual, da ação coletiva e do fortalecimento comunitário.
Funcionamento da Cantina do módulo VII-com o grupo Copermasol     
Feira de Santana- BA, 03 de julho de 2017

INCUBADORA DE INICIATIVAS  DA ECONOMIA
POPULAR E SOLIDÁRIA DA UEFS

JOSÉ RAIMUNDO OLIVEIRA LIMA 
Coordenador 



Nenhum comentário:

Postar um comentário