sábado, 13 de outubro de 2018

NOTA SOBRE O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS estuda e pratica formas diferentes de trabalhar e produzir, contrárias à exploração e à desigualdade. Só isso já basta para entender nosso trabalho como político – não no sentido de “partidos políticos”, mas no que essa palavra tem a ver com a preocupação em tornar possível discussões e escolhas com autonomia.

De todo modo, porque levamos a sério a autonomia de cada uma das pessoas com as quais compartilhamos nossos projetos e para que não sejamos confundidos com as muitas práticas que sabemos fazer parte, infelizmente, dos espaços políticos – muitas vezes usados como moeda de troca com fins eleitoreiros – sempre tivemos cuidado de não tratar diretamente de candidatos(as) ou partidos.

A situação do país é, no entanto, gravíssima, na nossa avaliação. Temos diante de nós a chance de um projeto político assustadoramente contrário à classe trabalhadora vencer as eleições. Direitos trabalhistas, políticas sociais de redução da desigualdade, a universidade pública, a previdência pública, o sistema de saúde pública, entre outras conquistas conseguidas com dezenas de anos de luta estão seriamente ameaçadas. No nosso caso, especialmente, as políticas públicas voltadas à economia popular e solidária e à agricultura familiar correm o risco de simplesmente desaparecer.

Por isso, sem abrir mão de preservar a autonomia política de noss@s interlocutor@s, resolvemos, em decisão coletiva, que iremos passar a compartilhar nas redes sociais informações sobre os candidatos à presidência e sobre nossa escolha coletiva para o segundo turno das eleições, sempre tendo o cuidado de checar a verdade e manter um diálogo respeitoso.

Nós da Incubadora votamos em diversos candidatos diferentes no primeiro turno. Muitos(as) de nós acreditam que o programa de governo proposto por Fernando Haddad, do PT, é menos radical do que seria necessário para que tod@s tenham as mesmas oportunidades em um país tão desigual e injusto. Mas para nós ele é certamente a melhor opção, diante do grave descompromisso do candidato Jair Bolsonaro com a classe trabalhadora.

Caso haja interesse, nos colocamos à disposição para dialogar sobre os temas das campanhas em outros espaços, como escolas, igrejas, associações de moradores que vocês compartilhem.

As eleições são apenas uma parte das lutas para construir um mundo melhor. Mas não dá prá abrir mão de luta alguma!

A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS apoia a candidatura de Fernando Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário