sexta-feira, 15 de março de 2019

Oficina de elaboração de planos de trabalho de iniciação científica: próxima segunda, dia 18/03!


 A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS – IEPS-UEFS realiza no dia 18 de março, das 14 às 18 horas, Oficina de Elaboração de Planos de Trabalho, visando a apresentação das atividades de pesquisa que desenvolve e a construção conjunta de planos de trabalho de estudantes, de qualquer área do conhecimento, interessados/as em concorrer a bolsas de Iniciação Científica previstas no Edital PPPG-IC/UEFS n. 01/2019. A atividade é aberta a toda a comunidade universitária e acontecerá na sala da IEPS-UEFS (CAU III, ao lado do Auditório Central e dos Bancos). As inscrições podem ser feitas pelo link : 
https://goo.gl/forms/dNqyhYU6MJiMhzxm2


Esta é uma atividade que a IEPS-UEFS já desenvolve há alguns anos, com grande êxito. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos/as estudantes iniciantes na pesquisa acadêmica, especialmente de ordem metodológica, na Oficina os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Incubadora são apresentados, seguindo-se uma atividade que consiste na compreensão dos elementos que compõem um projeto de pesquisa (e previstos no formulário do anexo 2 do Edital PPPG-IC/UEFS n. 01/2019).

Tendo em conta os diversos projetos de pesquisa em andamento na IEPS-UEFS – que privilegiam a metodologia da pesquisa participante – , relacionam-se alguns temas cujas práticas de pesquisa e extensão em desenvolvimento têm indicado como importantes e que demandam esforços de pesquisa em diversas áreas do conhecimento:

- desenvolvimento de sistemas/aplicativos de informática que facilitem a organização das atividades, bem como a comercialização de produtos (como a venda via web) de grupos de trabalho associado (cooperativas, associações e afins), que sejam adequados  à realidade dos trabalhadores e trabalhadoras populares; pesquisas envolvendo o diálogo entre tecnologia da informação e tecnologia social;

- tecnologias sociais, sua identificação e disseminação,  (elaboração de cartilhas, por exemplo), especialmente no que diz respeito ao ambiente das feiras livres (sacolas, móveis ou equipamentos não agressivos ao meio ambiente, técnicas de compostagem, agroecologia, alimentos orgânicos, sementes crioulas, plantas medicinais aspectos jurídicos dos processos de aquisição e venda, agricultura familiar etc.)

- custos de produção, preço de venda e viabilidade

- educação e mundo do trabalho; educação popular e incubação; educação popular e metodologias científicas participativas; trabalho social e psicologia; contribuição da música para a educação popular; mundo do trabalho, trabalho associado e saúde física e mental.
- diversidade cultural na Feira de Saberes e Sabores e as respectivas localidades das/dos feirantes; a história das comunidades de Lagoa Grande e Olhos D’Água da Formiga (zona rural de Feira de Santana, onde vivem as trabalhadoras das cantinas I e VII);

- Moeda Social e a sua circulação em espaços institucionais; bancos comunitários: experiências norte/nordeste e contribuições para a Feira de Saberes e Sabores;

 - Feiras livres; trabalho informal: aspectos históricos, sociológicos, culturais, econômicos; a feira livre como espaço de organização popular; a musicalidade nos espaços das feiras livres;

- pesquisas envolvendo a alimentação das cantinas solidárias e no espaço da Feira de Saberes e Sabores; sazonalidade das matérias primas; saúde alimentar e lanches “rápidos”; história dos alimentos regionais e sua importância cultural;

- ensino e aprendizagem não formal da matemática e de língua portuguesa envolvendo a classe trabalhadora



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