A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária
da UEFS – IEPS-UEFS realiza no dia 18 de março, das 14 às 18 horas, Oficina de Elaboração de Planos de Trabalho,
visando a apresentação das atividades de pesquisa que desenvolve e a construção
conjunta de planos de trabalho de estudantes, de qualquer área do conhecimento,
interessados/as em concorrer a bolsas de Iniciação Científica previstas no
Edital PPPG-IC/UEFS n. 01/2019. A atividade é aberta a toda a comunidade universitária e
acontecerá na sala da IEPS-UEFS (CAU III, ao lado do Auditório Central e dos
Bancos). As inscrições podem ser feitas pelo link :
https://goo.gl/forms/dNqyhYU6MJiMhzxm2
https://goo.gl/forms/dNqyhYU6MJiMhzxm2
Esta é uma atividade que a IEPS-UEFS já desenvolve há alguns
anos, com grande êxito. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos/as
estudantes iniciantes na pesquisa acadêmica, especialmente de ordem
metodológica, na Oficina os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Incubadora
são apresentados, seguindo-se uma atividade que consiste na compreensão dos elementos
que compõem um projeto de pesquisa (e previstos no formulário do anexo 2 do
Edital PPPG-IC/UEFS n. 01/2019).
Tendo em conta os diversos projetos de pesquisa em andamento
na IEPS-UEFS – que privilegiam a metodologia da pesquisa participante – ,
relacionam-se alguns temas cujas práticas de pesquisa e extensão em
desenvolvimento têm indicado como importantes e que demandam esforços de
pesquisa em diversas áreas do conhecimento:
- desenvolvimento de sistemas/aplicativos de informática que
facilitem a organização das atividades, bem como a comercialização de produtos
(como a venda via web) de grupos de trabalho associado (cooperativas,
associações e afins), que sejam adequados à realidade dos trabalhadores e trabalhadoras
populares; pesquisas envolvendo o diálogo entre tecnologia da informação e
tecnologia social;
- tecnologias sociais, sua identificação e disseminação, (elaboração de cartilhas, por exemplo),
especialmente no que diz respeito ao ambiente das feiras livres (sacolas,
móveis ou equipamentos não agressivos ao meio ambiente, técnicas de
compostagem, agroecologia, alimentos orgânicos, sementes crioulas, plantas
medicinais aspectos jurídicos dos processos de aquisição e venda, agricultura
familiar etc.)
- custos de produção, preço de venda e viabilidade
- educação e mundo do trabalho; educação popular e
incubação; educação popular e metodologias científicas participativas; trabalho
social e psicologia; contribuição da música para a educação popular; mundo do
trabalho, trabalho associado e saúde física e mental.
- diversidade cultural na Feira de Saberes e Sabores e as
respectivas localidades das/dos feirantes; a história das comunidades de Lagoa
Grande e Olhos D’Água da Formiga (zona rural de Feira de Santana, onde vivem as
trabalhadoras das cantinas I e VII);
- Moeda Social e a sua circulação em espaços institucionais;
bancos comunitários: experiências norte/nordeste e contribuições para a Feira
de Saberes e Sabores;
- Feiras livres;
trabalho informal: aspectos históricos, sociológicos, culturais, econômicos; a
feira livre como espaço de organização popular; a musicalidade nos espaços das
feiras livres;
- pesquisas envolvendo a alimentação das cantinas solidárias
e no espaço da Feira de Saberes e Sabores; sazonalidade das matérias primas;
saúde alimentar e lanches “rápidos”; história dos alimentos regionais e sua
importância cultural;
- ensino e aprendizagem não formal da matemática e de língua
portuguesa envolvendo a classe trabalhadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário