segunda-feira, 15 de abril de 2019

Queima do Judas na Comunidade Quilombola da Lagoa Grande

A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária tem a honra de divulgar a Grande Queima do Judas, festividade organizada pela Associação Comunitária de Maria Quitéria - ACOMAQ na Comunidade Quilombola de Lagoa Grande, distrito de Maria Quitéria, zona rural de Feira de Santana.

Os festejos fazem parte das atividades da Associação que visam à consolidação do sentido e da força da Comunidade, seus valores ancestrais e a valorização do jeito de viver quilombola. Já se compreendeu que não há melhor forma para fazer isso do que revivendo as festas tradicionais da Comunidade, lugar de afetos, encontros, boa comida e alegria.

O evento acontecerá na Fazenda Lagoa Grande (Campo do MOC), no Distrito de Maria Quitéria, no Sábado de Aleluia (20 de abril de 2019), a partir das 14:00h.

Estão previstos, além da tradicional Queima do Judas, Bumba meu Boi, Quebra Pote, Leilão e muita alegria e acolhimento.

Os recursos arrecadados no Leilão visam a compor o fundo destinado à realização das festividades do Novembro Negro de 2019, evento tradicional da Comunidade, que já começa também a ser planejado.

A Comunidade de Lagoa Grande tem diversas parcerias com a Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária e com outros projetos da UEFS, em atividades de pesquisa e extensão em várias áreas. O grupo de trabalhadoras "Sabores do Quilombo", que atuam na Cantina do módulo I da UEFS são um exemplo deste trabalho conjunto, cheio de bons frutos, marcados pelo fortalecimento da comunidade, seja no sentido da construção de espaços para trabalho e renda, seja, especialmente, na consolidação política das lutas da Comunidade de Lagoa Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário