segunda-feira, 4 de março de 2013

Aconteceu: IX Feira de Economia Popular e Solidária

Imagens da IX Feira de Economia Popular e Solidária - Itiúba/BA - 22/Fev
Imagens da IX Feira de Economia Popular e Solidária - Itiúba/BA - 22/Fev

No último dia 22 de fevereiro a Equipe da Incubadora esteve se deslocando para participar do evento “IX Feira Regional da Economia Popular e Solidária”, que aconteceu no município de Itiúba, BA, a aproximadamente 250km de Feira de Santana, entre os dias 21 e 23/02.
A organização do evento contou com o protagonismo do GREPS (Grupo Regional de Economia Popular e Solidária) que fomenta as iniciativas regionais dos produtores e representa uma articulação de entidades, movimentos e organizações sociais que atuam na região de Senhor do Bonfim com acompanhamento, assessoria e assistência técnica a grupos produtivos solidários. Suas ações abarcam os territórios de identidade do Piemonte Norte Itapicuru, Sisal e Piemonte da Diamantina.
Imagens da IX Feira de Economia Popular e Solidária - Itiúba/BA - 22/Fev


A realização das Feiras de Economia Solidária tem sido fomentada por meio de editais da SETRE, do qual foi beneficiaria a Feira realizada em Itiúba, como forma de “garantir” apoio à comercialização dos produtos dos grupos produtivos, tendo em vista ser este um dos principais gargalos encontrados pelos grupos, a comercialização.
Uma das dificuldades encontradas esse ano pelos produtores foi o impacto negativo da seca na produção, que limitou a oferta de produtos da agricultura. O artesanato esteve mais presente com a oferta de seus produtos.
Membros IEPS e membro da Coopermasol - IX Feira de Economia Popular e Solidária - Itiúba/BA - 22/Fev

Na oportunidade um membro da Coopermasol (Cooperativa em Rede Mãos Solidárias), iniciativa que irá ocupar o espaço da Cantina do Módulo VII na UEFS com a comercialização de lanches e alimentos, nos acompanhou nessa visitação. Além de conhecer e adquirir produtos no espaço da Feira, também participamos do momento de formação, que aconteceu no turno da manhã. Nós dividimos em dois grupos, um participou da Oficina sobre Economia Solidária e o outro da Oficina de Fundos Rotativos Solidários. Existiam mais duas oficinas acontecendo simultaneamente. Uma com a temática da Seca e a outra voltada para discutir a situação mais específica da Água, ambas com foco “aplicado” à região.






Nenhum comentário:

Postar um comentário