sábado, 8 de outubro de 2016

CONINTER 5 - GT “TRABALHO, EDUCAÇÃO, ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL"

A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular Solidária da UEFS, por meio de seu coordenador, o Prof. Dr. José Raimundo Oliveira Lima (também integrante do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da UEFS), em conjunto com o Prof. Dr. Edson Caetano, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, e com o Prof. Ibrahin Amhed León Tellez, Diretor do Centro de Estudios de Dirección y Desarrollo Local da Universidad de Granma, Cuba, convidam à participação pesquisadores interessados nos temas propostos no Grupo de Trabalho “TRABALHO, EDUCAÇÃO, ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL”, integrante do Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades – CONINTER 5, que a acontecerá em Brasília, entre os dias 23 a 25 de novembro de 2016.

Neste grupo de trabalho pretende-se reunir pesquisadores (as) interessados (as) na discussão interdisciplinar da Economia Popular e Solidária, partindo-se desde a própria construção filosófica de suas fronteiras conceituais (e seus princípios e dimensões) até aspectos pragmáticos das tecnologias sociais a ela relacionadas. Interessam as discussões que privilegiam a Economia das diversas dimensões da vida como alternativa de organização da produção associada – dimensão social, política, educativa, cultura, identitária –, uma Economia dos sujeitos, em contraste com a das unidades de consumo e de produção ou quotas de capital. Releva-se a perspectiva do trabalho sobre o capital: a relação trabalho/capital nas variadas tipologias organizativas (cooperativa, associação, tipos societários, grupos informais de trabalho coletivo, redes), a análise dos objetivos e do equilíbrio das iniciativas de economia popular e solidária dentro do contexto capitalista, as perspectivas/debilidades/potenciais da autogestão, cooperação e relações solidárias em perspectiva comparada com a organização empresarial, marcada por competitividade, individualismo e relação entre capitais. Interessam-nos, ainda, reflexões sobre o papel do Direito neste contexto, tendo-se em conta as ambiguidades inerentes aos obstáculos impostos pelo Direito capitalista e, simultaneamente, o papel do Direito enquanto via de luta político-emancipatória. Tem-se sob enfoque, por fim, os estudos que a articulam Economia Popular e Solidária e desenvolvimento local e, neste passo, a compreensão deste campo como um espaço político de transformação e emancipação social, necessária e primordialmente imbricado com processos educativos de trabalho, processos formativos e com a educação popular. Neste ponto destaca-se o papel das incubadoras de iniciativas de economia popular e solidária como instrumentos de articulação, planejamento e desenvolvimento de processos político-educativo-pedagógicos.

O prazo para envio de resumos expandidos vai até o dia 21.10.2016.
Cada GT, segundo o Edital do evento, “comportará de 10 a 12 trabalhos para apresentação oral e 15 pôsteres(comunicação oral coordenada), sem distinção entre uns e outros e com garantia de publicação nos anais dos trabalhos completos para todos os casos”.
O autor principal deverá ser doutor, mestre ou estar cursando mestrado. Graduados e graduandos poderão figurar como coautores. Será aceito um trabalho por autor principal, admitindo-se até 3 coautorias.
Outras informações estão disponíveis aqui: http://www.aninter.com.br/

Agradecemos a divulgação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário