sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Incubadora da UEFS realiza oficina de formação de preço

A oficina aconteceu nos turnos da manhã e da tarde do dia 27 de setembro de 2016, tendo sido direcionado ao Grupo Sabores do Quilombo, que encontra-se em processo de incubação desenvolvendo suas atividades na Cantina do Módulo I da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A oficina foi produzida pelo professor José Raimundo Oliveira Lima e pelas(os) bolsistas Juliana Freitas, Sara Souza, Eri Santiago e Uanderson Franco.



Foram consideradas quatro etapas: 

1º) Circuito de comercialização; 
2º) Conhecendo os custos que compõem o produto; 
3º) Demonstrando passo a passo a decomposição dos custos de produção; 
4º) Demonstrando passo a passo a formação do preço de venda.

Num momento inicial, o Professor José Raimundo explicou a importância de se conhecer os custos de uma iniciativa da Economia Popular e Solidária, o que se configura uma prática incomum nas empresas tradicionais, cujos funcionários, de modo geral, não são informados sobre o processo de composição do preço de cada produto.

A Economia Popular e Solidária é uma proposta que se diferencia do modelo verticalizado da economia convencional, procurando orientar os(as) envolvidos(as) no processo de incubação sobre a importância de conhecer os custos para a formação de um preço justo.

Na sequência, o bolsista Eri Santiago explicou o que era circuito de comercialização e a importância de um circuito curto para aproximar os produtores dos consumidores - o que não acontece quando é utilizado o circuito de longa distancia. Neste último, o preço do produto é elevado e tanto o produtor quanto o consumidor final são prejudicados, o produtor porque vende mais barato para o atravessador e o consumidor porque compra mais caro, sendo que nesse circuito longo, quem fica com a vantagem é o atravessador.

Por sua vez, Juliana Freitas explicou quais os custos que compõem os produtos vendidos pelo grupo Sabores do Quilombo: 1) Custos fixos (diretos): a) Depreciação, considerando a recomposição do bem e manutenção; b) Trabalho, como o dispêndio de energia física e mental da(o) trabalhador(a) que necessita de lazer, folga, remuneração nas folgas; c) logística e gás. 2) Custos variáveis (indiretos): insumos utilizados na transformação da matéria-prima no produto final.

Uanderson Franco demonstrou passo a passo a lógica matemática da decomposição dos custos fixos e variáveis que compõem o produto. Também foi explicado como utilizar a equação, de modo que o grupo possa aplicar o processo de formação do preço de forma autônoma.

As atividades foram desenvolvidas de forma dinâmica e participativa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário